Doclisboa 2018
Festival Internacional de Cinema

O Doclisboa regressa para apresentar os melhores documentários realizados recentemente e dá a conhecer o mundo através da visão dos cineastas presentes na 16.ª edição.
O festival abre com The Waldheim Waltz, da realizadora e ativista Ruth Beckermann, um trabalho que recorrendo ao seu arquivo pessoal e a material televisivo internacional expõe o passado nazi de Kurt Waldheim, antigo secretário-geral da ONU. O filme venceu o prémio de Melhor-Documentário no Festival de Berlim.
Dead Souls, de Wang Bing, que integrou a selecção oficial do Festival de Cannes, é outra das obras a ter conta, assim como a estreia mundial de The Most Beautiful Country in the World, de Želimir Žilnik, que acompanha um grupo de jovens migrantes a viver em Viena. A programação inclui também uma retrospetiva integral, e a primeira na Europa, dedicada a Luis Ospina, nome de relevo do cinema colombiano. Destaque ainda para o foco Navegar o Eufrates, Viajar no Tempo do Mundo, onde se dá a conhecer o passado e a complexidade do território em volta do rio Eufrates, hoje devastado por múltiplos conflitos armados. Neste sentido, e para compreender melhor o presente, chegam do sudoeste asiático obras que trazem uma grande diversidade de linguagens cinematográficas.
Toda a programação aqui
Local:
Cinema Ideal
Cinema São Jorge
Bilheteira: todos os dias das 13h às 20h. Em dias de eventos até 15 min. após o início da última sessão.