Este evento já ocorreu.

Dias do Cinema Lux 2022

cinema
6 abril a 8 abril 2022
Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema
Dias do Cinema Lux 2022

A Cinemateca volta a colaborar com esta iniciativa de promoção do cinema europeu e apresenta os três filmes candidatos ao Lux Prémio Europeu do Público Para o Cinema. O prémio visa reforçar os laços entre a política e os cidadãos, convidando os espectadores europeus a tornarem-se protagonistas ativos votando online nos seus filmes favoritos. Este ano, são três os filmes candidatos.

Programa:

6 abr: 19h
QUO VADIS, AIDA?
De Jasmila Zbanic, com Jasna Djuricic, Izudin Bajrovic, Boris Ler
Bósnia e Herzegovina, 2020 – 101 min / legendado em português | M/12
Situado em Srebrenica, aquando do tenebroso massacre de cerca de oito mil bósnios muçulmanos por parte de unidades do exército sob o comando do general Ratko Mladić, o filme apresenta a demanda de Aida Selmanagić , uma tradutora da ONU, na tentativa de salvar a família logo após tropas e milícias sérvias tomarem conta da cidade, e de milhares de cidadãos procurarem abrigo no acampamento da ONU, enquanto lida com uma comunidade internacional de burocracias e práticas ineficazes.

7 abr: 19h30
FLEE
A Fuga
De Jonas Poher Rasmussen, com Daniel Karymiar, Fardin Mijdzadeh, Milad Eskandari
Dinamarca, 2021 – 89 min / legendado em português | M/12
O documentarista Jonas Poher Rasmussen recorre pela primeira vez ao cinema de animação com o intuito de proteger a identidade do seu interveniente, de pseudónimo “Amin Nawabi”, para que, nas vésperas do seu casamento, possa assumir, confrontar e partilhar com o parceiro um passado que sempre manteve secreto: viajou sozinho para a Dinamarca nos anos 90, quando era menor, após a fuga da família do Afeganistão, através de uma rede de tráfico humano. Intercalando imagens de arquivo com animação, Flee segue a experiência de Amin, questionando a sua noção de lar e as dificuldades que nela encontra e oferecendo uma poética e profunda resolução da sua vida afetiva

8 abr: 19h
GROSSE FREIHEIT
“Grande Liberdade”
De Sebastian Meise, com Franz Rogowski, Georg Friedrich, Anton von Lucke
Áustria, Alemanha, 2021 – 116 min / legendado em português | M/12
O filme acompanha a perseguição da homossexualidade na Alemanha ao longo das décadas que se seguiram à Segunda Guerra Mundial, no cruzamento de três episódios de encarceramento de Hans Hoffmann, repetidamente detido e condenado devido a uma lei que criminaliza a homossexualidade. Ao longo das décadas é retratada a sua relação com o colega de cela, numa história de amor e de sacrifício pessoal que questiona os valores e as possibilidades da liberdade nos limites do confinamento.

Local: