Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto
Noite e Nevoeiro+Adeus Rapazes

Por ocasião do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto – 27 de janeiro – a Cinemateca Júnior evoca a data na segunda-feira seguinte (dia 28 de janeiro) com dois filmes essenciais para que a memória não se perca e com ela a capacidade de resistir ao canto da sereia das novas derivas populistas autoritárias.
Programa:
10h30
Noite e Nevoeiro
De Alain Resnais
França, 1956 – 31 min
Projeção seguida de conversa e visita livre
Sobre Noite e Nevoeiro escreveu Edgardo Cozarinsky que era “o único filme justo sobre o grande horror do século XX: menos o extermínio de um povo do que o programa e administração postos em funcionamento para o executar. Também uma meditação sobre o esquecimento natural e o trabalho da memória”.
14h30
Adeus Rapazes
De Louis Malle, com Gaspard Manesse, Raphaël Fejtö
França, 1987 – 103 min
O maior sucesso de bilheteira de toda a carreira de Louis Malle. Adeus Rapazes, evoca um episódio de que o realizador foi testemunho na sua Infância: durante a Segunda Guerra Mundial, em França, um colégio católico abriga clandestinamente alguns rapazes judeus. Uma forte amizade vem ligar um deles ao protagonista do filme, mas os judeus e o padre superior do colégio serão deportados para um campo de concentração.
M/12 anos
Marcação prévia para: cinemateca.junior@cinemateca.pt
1,10 € - por aluno
entrada gratuita para professores e monitores
Local: