Dia do Animal no Jardim Zoológico
No dia 4 de outubro celebra-se o Dia Mundial do Animal e o Jardim Zoológico escolheu essa data especial para comunicar um nascimento, também ele muito especial, de uma cria de Órix-de-cimitarra (Oryx dammah).
Tendo a caça, a seca e a desertificação das zonas áridas e desertas do Norte de África, como as principais ameaças à sua sobrevivência, esta espécie está classificada desde o ano 2000 como “Extinta na Natureza” pela União Internacional para a Conservação da Natureza, IUCN. Muitas medidas têm sido postas em prática no sentido de recuperar a espécie, entre as quais a reprodução sob cuidado humano, a recuperação do habitat natural e a reintrodução organizada de manadas.
De forma a assinalar a efeméride e celebrar este nascimento tão importante, o Jardim Zoológico desenvolveu um conjunto de atividades que, no fim-de-semana de 1 e 2 de outubro, prometem tornar a visita ainda mais especial.
Entre as 10h e as 16h, apanhe boleia das Animal Talks, e deixe-se surpreender pelas mais interessantes curiosidades sobre os habitantes do Zoo, entre eles, esta mais recente cria. Nestes dias, o Jardim Zoológico desafia ainda os visitantes a descobrir o fantástico mundo das abelhas nas “Conversas com o Apicultor” e, aos mais criativos, a participar num conjunto de atividades pautadas de muita ciência com o objetivo de despertar a curiosidade de miúdos e graúdos e estimular o gosto pela experimentação.
No dia 1 de outubro, o Jardim Zoológico recebe o lançamento do livro “Uma Aventura no Arco-Íris” da autora Liliana Brito. Às 15h e 17h, traga as suas pequenas crias até ao coreto do Zoo, na zona de acesso livre, e deixe-se levar numa aventura mágica para descobrir o que existe no fim do arco-íris.
Já no dia 4 de outubro, o Dia do Animal, o Jardim Zoológico desafia as escolas e as famílias a entrar numa visita online gratuita, através do seu canal oficial de Youtube. A “partida” está marcada para as 11h e, durante 45 minutos, os visitantes virtuais são desafiados a entrar numa viagem pelos quatro cantos do mundo. Da savana africana, às florestas tropicais do Sudeste Asiático, passando ainda pelos desertos do Norte de África para observar a mais recente cria da morada mais selvagem do país.
O Jardim Zoológico assume cada vez mais um papel fundamental na conservação das espécies e dos seus habitats. Através do seu Fundo de Conservação apoia, entre outros, o projeto de reintrodução do Órix-de-cimitarra em parques naturais do Norte de África.
Local: