Depois do Silêncio
Christiane Jatahy
No regresso a Lisboa, a encenadora e cineasta brasileira Christiane Jatahy apresenta o terceiro espetáculo da chamada Trilogia do Horror, criações que nasceram da urgência de responder artisticamente ao bolsonarismo e à ascensão da extrema-direita no Brasil e no mundo. Os dois primeiros espetáculos, Entre chien et loupe (criado com a Comédie de Genève, em 2021, a partir do filme Dogville, de Lars von Trier, e estreado em Avignon) e Before the sky falls (um encontro entre o Macbeth, de William Shakespeare, com o livro O céu que cai de Davi Kopenawa e Bruce Albert) denunciavam “a violência da masculinidade tóxica, o poder político do patriarcado e sua agressão inerente contra o feminino em todas as suas emanações – mulheres, crianças e, finalmente, a natureza e a própria terra”.
Neste Depois do Silêncio, Jatahy propõe, através da voz de três jovens mulheres, uma reflexão sobre a escravatura, as questões de raça, de história, de território e de resistência, inspirando-se no aclamado romance de Itamar Vieira Junior Torto Arado, e cruzando-o com o documentário de Eduardo Coutinho Cabra Marcado Para Morrer (a ser exibido, também no CCB, a 14 de setembro, previamente à récita do espetáculo).
No dia 14, após o espetáculo, Christiane Jatahy encontra-se com o público para uma conversa a propósito da sua obra. [texto: Frederico Bernardino/ACL]
Conversa com Christiane Jatahy: 14 de setembro, às 21h (entrada livre)
Ficha técnica:
Cia Vertice – Axis productions. Christiane Jatahy, criação e dramaturgia; Gal Pereira, Juliana França, Caju Bezerra e Aduni Guedes , interpretação.
17,50 € e 20 €
Local: