Este evento já ocorreu.

Cuidado! Invasoras Aquáticas

ciências
4 março a 31 agosto 2022
Museu Nacional de História Natural e da Ciência
Cuidado! Invasoras Aquáticas

O Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa (MUHNAC-ULisboa) apresenta a exposição itinerante CUIDADO! INVASORAS AQUÁTICAS, desenvolvida pelo Museu Nacional de Ciências Naturais (CSIC) de Madrid, no âmbito do projeto ibérico LIFE INVASAQUA, o qual conta em Portugal com a participação da Universidade de Évora, da ASPEA – Associação Portuguesa de Educação Ambiental e a SIBIC – Sociedade Ibérica de Ictiologia, que apoiaram o desenvolvimento desta mostra.
Na exposição é possível ficar a conhecer as espécies aquáticas invasoras da Península Ibérica, o seu grau de ameaça à fauna e flora autóctones, bem como as consequências e o impacto ambiental, socioeconómico e sanitário que estas espécies causam.

Os rios e estuários de Portugal e Espanha contêm cerca de 200 espécies exóticas de fauna e flora, aumentando a uma taxa de cerca de duas espécies novas por ano. Algumas destas espécies têm grandes impactos económicos nos serviços dos ecossistemas e na biodiversidade, sendo importante aumentar a sensibilização para este problema. Em Portugal algumas das espécies invasoras mais marcantes são: o Siluro, um peixe que pode atingir 2,8 metros e 120 quilos de peso, o jacinto-de-água, o lagostim-vermelho-da-luisiana e o mexilhão-zebra. Este último é um recém-chegado com potencial para, à semelhança do que sucedeu em Espanha, causar milhões de euros de prejuízos anuais.
O projeto LIFE INVASAQUA tem o objetivo de alertar a sociedade civil e diferentes grupos chave para esta problemática.

Local: