Clássicos Contigo

Grandes obras do cinema espanhol

cinema
8 maio a 31 maio 2020
Clássicos Contigo

O Instituto Cervantes apresenta no seu canal vimeo, durante 48 horas, clássicos do cinema espanhol. Paralelamente está também disponível uma breve apresentação audiovisual feita por prestigiados membros da Academia del Cine de España.

8 a 10 maio

Muerte de un ciclista, ver aqui

De Juan Antonio Bardem

Um dos grandes clássicos da cinematografia espanhola que venceu em Cannes, o Prémio da Crítica Internacional, em 1955.

Após atropelarem um ciclista e fugirem do local, um casal teme que seu relacionamento proibido seja revelado, assim como a culpa pelo acidente, por um perverso chantagista.

15 a 17 maio

Bem-vindo Mr. Marshall, ver aqui
De Luis García Berlanga
Mais um dos grandes clássicos da cinematografia espanhola que triunfou em Cannes, sendo-lhe atribuído o Prémio para a Melhor Comédia, em 1953.

Villar del Río, uma pequena e calma aldeia, onde nunca nada acontece, prepara-se para receber uma visita de diplomatas americanos, ao abrigo do Plano Marshall. O objetivo é receber ajuda financeira para recapitalizar a economia que muito sofreu com a guerra. Uma história corrosiva baseada no mal estar que se criou em Espanha por não ter sido incluída no Plano Marshall, após a 2.ª Guerra Mundial.

22 a 24 maio

Viridiana
De Luis Buñuel
A noviça Viridiana vai visitar o seu tio e benfeitor, Don Jaime. Don Jaime vive sozinho desde a morte da mulher, ocorrida em plena noite de núpcias. Perturbado pela semelhança entre Viridiana e a falecida mulher, Don Jaime quer mantê-la ao pé de si. Com a cumplicidade da criada Ramona, adormece Viridiana e tenta abusar dela durante o sono. Ao saber disso, Viridiana foge. A caminho do convento, recebe a notícia de que o tio se suicidou, e volta para trás. Decide consagrar a vida aos pobres e aos mendigos, que alberga na quinta de Don Jaime, tornando-se no alvo das ironias de Jorge, filho dele. Um dia os mendigos invadem a casa e um deles tenta violar Viridiana. Considerando-se pouco recompensada pela sua devoção, Viridiana junta-se a Jorge e a Ramona para um jogo de cartas.

29 a 31 maio

El Verdugo

De Luis García Berlanga
Obra‑prima do humor negro, é uma sátira à pena capital, a partir da história de um jovem tímido e simplório que se apaixona e casa com a filha do carrasco da região. Cabe‑lhe, por sucessão, tomar o lugar o sogro quando este se aposenta.