Claire de Santa Coloma
Eclipse
O trabalho de Claire de Santa Coloma (1983, Buenos Aires) contém um forte sentido de fisicalidade, onde a intensão da artista é influenciada pelos materiais usados. As suas esculturas de madeira são frequentemente guiadas pela forma e estado originais do material, tentando aproveitar o máximo possível da matéria, com o mínimo de gestos.
São obras cujo tema se centra na ideia de escultura em si, uma vez que o foco é sempre o material e a sua forma. Esta noção está também presente nas suas obras sobre papel onde o ato de desenhar é um gesto evidentemente escultórico.
Em Eclipse, Santa Coloma continua a explorar estas ideias, numa exposição meditativa e completamente depurada, centrada num número restrito de desenhos e esculturas. Nos desenhos da série Cut-out, a artista faz centenas de pequenos e precisos cortes no papel, numa ação morosa que resulta em formas orgânicas e abstratas. Estes são trabalhos que refletem sobre a passagem do tempo e a impermanência, que se completam com a luz, mudando – quase impercetivelmente – à medida que esta se altera.
As esculturas de madeira – todas feitas a partir de árvores endémicas da Argentina – que acompanham estes desenhos convidam o visitante a sentar-se, contemplar e meditar sobre a materialidade das obras expostas. Quando postas em comparação, descobrimos um jogo de gravidade, onde as esculturas tanto evocam a ideia de peso, de um corpo firmemente assente na terra, como a sensação de leveza, de um astro a flutuar no espaço
Terça a sexta, das 14h às 19h, sábado, das 11h às 16h
Local: