CINELAB / IFILNOVA Cinema & Política I
Conversas com Cinema©

Stanley Cavell, filósofo americano do século XX, dedicou uma parte significativa da sua carreira a pensar a experiência cinematográfica como um lugar legítimo para a filosofia. No seu livro Pursuits of Happiness: The Hollywood Comedy of Remarriage, Cavell propõe que certas comédias românticas de Hollywood dos anos 1930 e 40 – as chamadas remarriage comedies – não são apenas histórias leves de amor, mas verdadeiras meditações sobre o casamento, o reconhecimento e a vida partilhada num mundo moderno.
O ciclo propõe um olhar filosófico sobre o cinema popular, revelando nas suas formas clássicas uma reflexão profunda sobre a ética, o afeto e o reconhecimento. Através das lentes de Cavell, o cinema revela-se como um espaço de pensamento vivo, onde se joga, com humor e inteligência, a busca por uma vida comum.
His Girl Friday (Howard Hawks, 1940), filme que inaugura este ciclo, é um dos exemplos mais brilhantes daquilo que Cavell propõe. Situado na redação de um jornal, o filme transforma o espaço de trabalho em palco para um duelo amoroso. Hildy Johnson (Rosalind Russell), uma repórter brilhante, quer abandonar a profissão e casar-se novamente. Mas o seu ex-marido e editor, Walter Burns (Cary Grant), arquiteta um plano para a reconquistar: oferecer-lhe uma última grande história — a entrevista exclusiva com um condenado à morte.
Todos os filmes do Cinema PROSA são exibidos em pixel iluminado (ecrã QLED 65’’) em sala condicionada ao máximo de 24 espectadores
Ficha técnica:
De Howard Hawks
1940 | M/6 | 1h32
Local:
prosa@prosacultural.org
De segunda a sexta-feira, das 09h às 18h | Outros horários: por agendamento.