Este evento já ocorreu.

Ciclo de cinema | Exposição Ato (Des)Colonial

cinema
20 janeiro a 26 maio 2022
Museu do Aljube – Resistência e Liberdade
Ciclo de cinema | Exposição Ato (Des)Colonial

No âmbito da exposição Ato (Des)Colonial, que pretende revelar e relevar diversos processos de resistência ao colonialismo português entre 1926 e 1974, o Museu do Aljube apresenta um ciclo de cinema sobre a mesma temática.

Programa:

20 janeiro: 19h
A story from Africa
De Billy Woodberry
2019, Por, 33 min.
Na sequência da resolução da Conferência de Berlim de 1885 quanto à divisão de África, o exército português usa um oficial talentoso para registar a ocupação efectiva do território conquistado em 1907 ao povo cuamato, no sul de Angola. A Story from Africa dá vida a este arquivo fotográfico raramente visto através da história trágica de Calipalula, o fidalgo cuamato que foi decisivo no desenrolar dos eventos desta campanha de pacificação portuguesa.

17 fevereiro: 19h
Palimpseste du Musée d’Afrique
De Matthias De Groof | 2019 | 69 min.
Em 2013, o Museu Real da África Central (Bélgica) fecha para renovações. É uma oportunidade para conferir uma visão moderna à existência e à missão do museu. O processo de descolonização leva a discussões acesas. É preciso colocar questões fundamentais: quem está a olhar para quem? E está-se a contar a história de quem?

Under the White Mask
De Matthias De Groof |2020 | 9 min.
Under the White Mask utiliza fragmentos de Under the Black Mask, um filme de 1958 sobre arte congolesa dirigido pelo artista belga Paul Haesaerts e qualificado como propaganda colonial. Este novo filme imagina o que as máscaras, agora sujeitas a não objetos, diriam. O Discurso sobre o Colonialismo de Aimé Césaire é falado em Lingala pela primeira vez. Este discurso continua a ser um espelho crítico para a Europa. A curta-metragem é limitada aos elementos já existentes em 1958.

21 março: 18h30
Olhares sobre o Racismo
De Bruno Cabral, Eddie Pipocas, Dércio Ferreira |2020 | Portugal | 30 min
Documentário produzido numa parceria conjunta entre a SOS Racismo e a BANTUMEN que condensa os contributos de várias figuras da mobilização social e política para a causa e reflete a interseccionalidade, a diversidade e a transversalidade das várias frentes do combate contra o racismo em Portugal.

28 abril: 19h
Fantasmas do Império
De Ariel de Bigault |2020 | Portugal | 112 min
O filme explora o imaginário colonial no cinema português desde o início do século XX. Aos documentários e ficções que sustentam o enredo imperialista, contrapõem-se filmes e olhares contemporâneos. Sete cineastas portugueses – Fernando Matos Silva, João Botelho, Margarida Cardoso, Hugo Vieira da Silva, Ivo M. Ferreira, Manuel Faria de Almeida, Joaquim Lopes Barbosa – abrem os cofres da memória cinematográfica colonial, dialogando com dois atores, Ângelo Torres, são-tomense, e Orlando Sérgio, angolano.

26 maio: 19h
Alcindo
De Miguel Dores | 2021 |79 min.
A 10 de Junho de 1995, sob o pretexto múltiplo de celebrar o Dia da Raça e a vitória para a Taça de Portugal do Sporting, um grupo volumoso de etno-nacionalistas portugueses sai às ruas do Bairro Alto para espancar pessoas negras que encontra pelo caminho. O resultado oficial foram 11 vítimas, uma delas mortal, cuja trágica morte na Rua Garret atribui o nome ao processo de tribunal – o caso Alcindo Monteiro. Este é um documentário sobre uma noite longa – uma noite do tamanho de um país.

Sujeita à lotação da sala
Inscrição obrigatória para: inscricoes@museudoaljube.pt


Local:

Rua de Augusto Rosa, 42 215 818 535 http://www.museudoaljube.pt

info@museudoaljube.pt