Celebração dos 175 Anos do Teatro Nacional D. Maria II

literatura, teatro
13 abril a 18 abril 2021
Celebração dos 175 Anos do Teatro Nacional D. Maria II

No próximo dia 13 de abril, o Teatro Nacional D. Maria II celebra 175 anos, uma data que será assinalada ao longo de uma semana, através de uma programação online e gratuita. Em parceria com a RTP, o D. Maria II terá um espaço exclusivo na plataforma RTP Palco, dedicado inteiramente ao 175.º aniversário do Teatro.

Assim, será possível assistir a dois espetáculos de teatro e aceder a vários conteúdos do Arquivo RTP, alusivos à história e memória do Teatro Nacional D. Maria II. Desta programação online fazem parte os espetáculos:

 

· A origem das espécies, espetáculo criado e interpretado por Carla Maciel, Crista Alfaiate, Marco Paiva e Paula Diogo, a partir Charles Darwin, estreado em 2016 e dedicado ao público infantil.

· Última Hora, peça que, em 2020, juntou José Neves, Maria Rueff, Miguel Guilherme e outros 10 atores no palco do D. Maria II, com texto original de Rui Cardoso Martins e encenação de Gonçalo Amorim.

 

Na terça-feira, 13 de abril, dia em que o D. Maria II celebra 175 anos desde a sua inauguração, em 1846, haverá ainda uma sessão especial do Clube dos Poetas Vivos, em direto do Instagram do Teatro, às 17h. Uma parceria entre o Teatro Nacional D. Maria II e a Casa Fernando Pessoa, esta sessão será dedicada ao tema A história de como a poesia foi ao D. Maria II. Com coordenação de Teresa Coutinho, este encontro online debruça-se sobre poetas que, de variadas formas, fizeram a História do D. Maria II. De Almeida Garrett a Ana Hatherly, de Almada Negreiros a Regina Guimarães, de Camões a Miguel Manso, entre outros.

Ficha técnica:

Teatro Nacional D. Maria II. Tiago Rodrigues, direção artística.