Visitas guiadas à Casa-Museu Medeiros e Almeida

visitas guiadas
15 dezembro 2023 a 31 dezembro 2024
Museu Medeiros e Almeida
Visitas guiadas à Casa-Museu Medeiros e Almeida

A Casa-Museu Medeiros e Almeida foi mandada construir em 1896 pelo advogado lisboeta Augusto Vítor dos Santos. Depois de passar por diferentes proprietários é adquirida, em 1943, por António Medeiros e Almeida, que após obras de remodelação a transforma na sua habitação. Medeiros e Almeida decide, na década de setenta, deixar uma Casa-Museu ao seu país, moradia que alberga a sua coleção de artes decorativas, uma paixão a que se dedicou ao longo da vida.

A coleção que construiu reflete um gosto eclético e cosmopolita que se ajusta ao ambiente da casa. A escolha das obras de arte foi sempre orientada por um critério de excelência que se revela nomeadamente em duas coleções para as quais o colecionador projetou salas: a de relógios e a de porcelana da China.

Para além destas são ainda de destacar o mobiliário português e francês, a coleção de pinturas holandesas e flamengas dos séculos XVI e XVII, os retratos ingleses do século XIX, os adereços de joalharia, as baixelas de prata inglesa, a ourivesaria sacra e as tapeçarias flamengas e francesas dos séculos XVI, XVII e XVIII. Esta é a oportunidade de ficar a conhecer o acervo daquele que se tornou num dos grandes mecenas portugueses do século XX.

 

Marcação prévia: 213 547 892 ou info@casa-museumedeirosealmeida.pt

As visitas podem ser feitas nos seguintes idiomas: Português, Francês, Inglês, Espanhol e Italiano


Local:

Rua Rosa Araújo, 41 213 547 892/215 940 440 http://www.museumedeirosealmeida.pt

info@museumedeirosealmeida.pt
Entrada gratuita no 1.º sábado do mês das 10h às 13h