Camilo Alves

Mau maria

artes
10 abril a 14 maio 2021
vários horários
Ermida Nossa Senhora da Conceição / Travessa da Ermida
Camilo Alves

Camilo Alves apresenta uma tela a óleo de um modelo feminino e uma série de doze colagens sobre fotografia, complementadas por dois objetos dispostos no espaço expositivo. Nesta exposição o artista dá continuidade ao trabalho que desenvolve em torno do estatuto e da tradição da imagem e, em particular, os do retrato.

Ao longo do seu percurso, a pintura ocupa posição axial na abordagem técnica adotada até um momento em que, sem nunca abandonar este domínio, outros processos, materiais e suportes começam evolutivamente a infiltrar-se e a tomar posição igualmente predominante. Em ambos os casos, discerne-se uma intencionalidade provocatória e irónica dirigida ao retrato enquanto gesto cultural, não apenas das normativas desta categoria artística como também das temáticas e discursos em que está historicamente ancorado.

Apropriando-se de imagens e iconografia com carga cultural instituída enquanto matéria-prima, e cuja representação figurativa e realista corrompe com puerilidade, contrassenso, sarcasmo ou insolência, o retrato, original mas eliminado no caso da colagem sobre fotografia, evocado mas ausente no caso da pintura, é convertido em dispositivo crítico e interrogativo de sentidos e significados deslocados e conduzidos pelo gesto interventivo de Camilo Alves.

 

Terça a sexta, das 14h às 18h


Local: