Butterflies on flowers
Diários, Palavras e Música da Europa de '68
Um espetáculo de cruzamento entre a música e as memórias daqueles que contrariaram os valores sociais e políticos vigentes e propuseram novos modelos em Itália, Portugal e Croácia durante a década de 1960.
Um radialista inicia a sua emissão no último dia de 2018, que é também o final das comemorações dos 50 anos do Maio de 68. Depois da euforia do ano que passou, decide falar do lado desconhecido e anónimo dos que lutaram e que não ficaram para a história. Falando sobretudo de Itália, e tendo por base o riquíssimo material diarístico existente no Piccolo museo del diario, na Toscana, Itália, no Arquivo dos Diários Português e no Arquivo Nacional Croata de Pazin, não deixa de nomear os extremos vividos pela situação política de oposição ao regime fascista em Portugal e ao regime comunista na ex-Jugoslávia.
A imagem e os ambientes sonoros criados pela instrumentista suíça Helena Ruegg (Bandoneon), pelo guitarrista argentino Quique Sinesi e pelo Saverio Zacchei, aliados às palavras das atrizes Francesca Ritrovato (Itália) e Isabel Mões (Portugal), criam um universo poético que desvenda, ora de maneira séria ora de maneira mais humorística, os testemunhos anónimos dos que viveram esse momento histórico.
Ficha técnica:
Andrea Merendelli, direção artística; Bernardo Marques, Francesca Ritrovato e Isabel Mões, interpretação; Helena Ruegg, Quique Sinesi e Saverio Zacchei, músicos.
Local: