Bosch: Tentações Contemporâneas

artes
18 novembro 2022 a 19 março 2023
Museu Nacional de Arte Antiga
Bosch: Tentações Contemporâneas

O tríptico As Tentações de Santo Antão, do pintor flamengo Hieronymus Bosch, habitualmente exposto na Galeria de Pintura Europeia do MNAA, foi cedido, até 12 de março de 2023, para a exposição Bosch e un Altro Rinascimento, a decorrer no Palazzo Reale de Milão.

O MNAA quis utilizar o mesmo espaço para dar visibilidade a obras contemporâneas diretamente inspiradas num olhar atual sobre o famoso tríptico de Bosch: um tríptico de Pedro Portugal, do acervo da Fundação EDP e um conjunto de peças expressamente criadas por Pedro Zamith para o efeito.

A exposição Bosch: Tentações Contemporâneas está repartida em duas fases: o tríptico Tentações, de Pedro Portugal, que estará patente de 18 de novembro até 19 de janeiro, e em 20 de janeiro, as obras de Pedro Zamith substituirão a anterior, encerrando a mostra em 19 de março de 2023, altura em que a pintura de Bosch que lhe deu o mote, regressará ao Museu, ocupando o lugar que aqui lhe pertence.

Serão assim, dois olhares do nosso tempo sobre o tema que tanto espicaçou a inspiração de Hieronymus Bosch: As Tentações de Santo António do Deserto, que em Portugal é identificado como Santo Antão.

Terça a domingo, das 10h às 18h


Ficha técnica:

Obras de Pedro Portugal e Pedro Zamith

Local: