Bissièrre
O lado do outro
A Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva acolhe a obra de um amigo do casal que representa. Roger Bissière começou por dar aulas aos jovens artistas Arpad e Maria Helena, na Académie Ranson, em 1932. Professor dedicado, viria a tornar-se um grande amigo de Vieira da Silva e de Arpad Szenes, com quem viria a partilhar a galeria, a Jeanne Bucher, em Paris, destacando-se como um dos mais importantes pintores da denominada Segunda Escola de Paris.
É uma pequena, mas significante, parte da sua extensa obra, de carácter intimista, que se pode visitar agora. Entre 1962 e 1964, nos dois últimos anos da sua vida, o artista francês Roger Bissière (n. 1886) pinta o seu Journal en Images, composto por mais de 152 pequenos quadros datados do dia da sua realização. Dedica-o a sua esposa (à qual chamava Mousse), que começou por ser o seu modelo, depois o tema das suas obras e, finalmente, em meados da década de 1940, participou no seu fabrico, costurando e bordando as suas tapeçarias feitas de tecidos aplicados. Após a sua morte súbita em 13 de outubro de 1962, ela tornar-se-á o objeto e a razão de ser desta série.
A exposição, organizada em estreita colaboração com a família do artista, apresenta uma seleção de 47 dessas pinturas, em grande parte inéditas.
Terça a domingo, das 10h às 18h
Local: