Este evento já ocorreu.

As Tragicomédias Georgianas de Eldar Chenguelaia

cinema
1 junho a 26 junho 2023
Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema
As Tragicomédias Georgianas de Eldar Chenguelaia

Depois dos Ciclos sobre a obra de Otar Iosseliani (em 2006) e da grande retrospetiva sobre o cinema georgiano em colaboração com o Doclisboa (em 2020), a Cinemateca volta a dedicar um programa ao riquíssimo cinema da Geórgia, mais concretamente a um dos cineastas mais amados no seu país (ainda que menos divulgados internacionalmente).

Nascido em 1933 e ainda em atividade, Eldar Chenguelaia pertence a uma dinastia de cineastas. O seu pai, Nikolai Chenguelaia (1901-43) foi um destacado realizador na importante cinematografia da Geórgia, conhecido sobretudo por Dvadtsat Shest Komissarov/“Os 26 Comissários” (1932), que se tornou um clássico. O seu irmão mais novo Giorgi também é realizador (Pirosmani, 1969) e é inclusive mais conhecido além-fronteiras do que ele. A sua mãe, Nato Vashnadé era uma conhecida atriz. Eldar Chenguelaia estudou cinema em Moscovo, onde foi aluno de Sergei Yutkevitch, diplomando-se em 1958. (…). A narrativa dos seus filmes é indireta, oblíqua, como era costume em grande parte do cinema soviético e a fantasia intervém sempre nas aventuras dos seus protagonistas. (…)

A partir dos anos 60, período que trouxe grandes mudanças no cinema em muitos países, inclusive na União Soviética, o cinema da Geórgia foi um dos que mais se destacou na então URSS, com nomes como Otar Iosseliani, Mikhail Kobahidzé, Georgui Danelia e os irmãos Chenguelaia. Acompanhar este ciclo de autor, em que seis dos oito programas apresentados são do período soviético, por ocasião do nonagésimo aniversário de nascimento de Eldar Chenguelaia, também será uma ocasião para conhecer um pouco mais de uma rica e original cinematografia nacional, antes e depois da independência da Geórgia. (Texto Cinemateca)

Programação integral aqui

Local: