As estreias da semana
Nos cinemas a partir de 23 de junho

Quinta-feira é dia de estreias no cinema. Esta semana destaque para o regresso de João Mário Grilo à ficção com Campo de Sangue, inspirado no livro de estreia de Dulce Maria Cardoso e para o documentário Os Grandes Criadores, que dá a conhecer o trabalho e a história da Companhia de teatro Chapitô que comemora 25 anos de existência. Chega também esta semana às salas o filme Elvis, um musical biográfico assinado por Baz Luhrmann.
Campo de Sangue
De João Mário Grilo, com Carloto Cotta, Luísa Cruz, Sara Carinhas, Teresa Madruga, Suzana Borges
POR, Cores, 87 min., M/16
Filme inspirado no livro de estreia de Dulce Maria Cardoso, que revela a visão de quatro mulheres sobre um homem acusado de homicídio. No filme, a personagem de um romance escrito no passado ganha vida no presente e atormenta a autora fazendo-a reviver a tragédia. Carloto Cotta é o protagonista, o homem acusado de um crime terrível que aguarda julgamento. Entretanto, quatro mulheres, muito diferentes, esperam a sua vez para prestar depoimentos sobre este homem, a quem de alguma forma estão ligadas.
Os Grandes Criadores
De Ramón de los Santos e Elisa Bogalheiro
POR, 2022, Cores, 84 min.
Criada em 1996, a Companhia de Teatro do Chapitô é a companhia de teatro portuguesa mais premiada internacionalmente. Durante cerca de um ano, entre 2020 e 2021, os realizadores acompanharam o processo criativo, os ensaios, a atuação das peças e a itinerância. O filme revela também a história dos 25 anos de vida da companhia através de imagens de arquivo, registadas ao longo do tempo.
Recreio
De Laura Wandel, com Maya Vanderbeque, Günter Duret, Lena Girard Voss, Simon Caudry
BEL, 2021, Cores, 72 min., M/12
Quando Nora vê o irmão, Abel, a ser intimidado por outras crianças, apressa-se a protegê-lo. Mas Abel obriga-a a guardar segredo. Tomada por um conflito de lealdade, Nora fica dividida entre o mundo das crianças e dos adultos.
Um Iaque na Sala de Aula
De Pawo Choyning Dorji, com Sherab Dorji, Ugyen Norbu Lhendup, Kelden Lhamo Gurung
Butão/China, 2019, Cores, 110 min., M/12
Um jovem professor da zona moderna do Butão, foge aos seus deveres enquanto planeia ir para a Austrália para se tornar cantor. Como castigo, os seus superiores mandam-no para a escola mais remota do mundo, numa aldeia chamada Lunana, para concluir o seu contrato.
Elvis
De Baz Luhrmann, com Tom Hanks, Austin Butler, Olivia DeJonge, Dacre Montgomery
EUA, 2022, Cores, M/12
A vida e a música de Elvis Presley à luz da complicada relação do artista com o seu enigmático agente, “Colonel” Tom Parker.
Tão Perto, Tão Longe
De Cédric Klapisch, com François Civil, Ana Girardot, Camille Cottin
BEL/FRA, 2019, Cores, 110 min.
Rémy e Mélanie vivem lado a lado, no mesmo bairro de Paris, mas não se conhecem. Ambos são vítimas da solidão das grandes cidades, na era globalizada, em que criar relações deveria ser mais fácil. Sem esperarem, os seus caminhos acabam por se cruzar.
O Telefone Negro
De Scott Derrickson, com Ethan Hawke, Jeremy Davies, James Ransone, Madeleine McGraw
EUA, 2021, Cores, 102 min.
Um rapaz de 13 anos é raptado por um assassino de crianças. Enquanto está em cativeiro, numa cave insonorizada onde existe um telefone inativo, começa a receber chamadas das vítimas mortas pelo psicopata. Só eles o podem ajudar a escapar.
Deadlock – Sem Saída
De Jared Cohn, com Patrick Muldoon, Bruce Willis, Matthew Marsden, Michael DeVorzon
EUA, 2021, Cores, 97 min.
Ron Whitlock é um ex-militar que trabalha numa central elétrica na Geórgia. Um dia, um grupo de soldados rebeldes conquista o controlo da central e faz os trabalhadores reféns. Ron terá de fazer tudo para impedir um enorme desastre.