As estreias da semana
Nos cinemas a partir de 2 de junho

Quinta-feira é dia de estreias no cinema. Chegam esta semana às salas dois filmes portuguese: Vieirarpad, de João Mário Grilo, um documentário sobre a vida e a obra dos artistas Helena Vieira da Silva e Arpad Szènes; e Revolta, um drama que marca a estreia do argumentista Tiago R. Santos como realizador.
Vieirarpad
De João Mário Grilo
POR, 2021, Cores, 86 min., M/12
O filme tem como ponto de partida a correspondência do casal Maria Helena Vieira da Silva e Arpad Szènes, entre 1932 e 1961. A narrativa explora a visualidade íntima, onde a memória do século XX, século de exílios, se articula com a obra plástica de Vieira e Arpad e arquivos audiovisuais de épocas e geografias distintas, além de vários depoimentos relevantes.
Revolta
De Tiago R. Santos, com Cristóvão Campos, Ricardo Pereira, Teresa Tavares, Margarida Vila-Nova
POR, 2022, Cores, 91 min., M/14
A narrativa desenrola-se no decorrer de um jantar entre amigos: Paulo e Cristina, um casal de classe média alta com um filho recém-nascido; João, que está em processo de divórcio; e Raquel, amiga de infância de Cristina, que passou os últimos anos numa viagem de autodescoberta pelo mundo. Durante a refeição são reveladas verdades difíceis de digerir. Uma crise económica e uma revolta generalizada, consequências da pandemia, servem de pano de fundo à narrativa. Ricardo Pereira, Teresa Tavares, Margarida Vila-Nova e Cristóvão Campos protagonizam esta história onde desejo, amizade, sedução, raiva, coragem e medo se manifestam, encaminhando os intervenientes para um final imprevisível.
Sempre Perto de Ti
De Uberto Pasolini, com James Norton, Daniel Lamont, Eileen O’Higgins, Valerie O’Connor
GB/ITA/ROM, 2020, Cores, 96 min., M/12
John é pai, viúvo e aos 35 anos descobre que tem poucos meses de vida. A partir do momento em que sabe que o filho ficará órfão, começa a procurar uma família que o adote e ame, tentando protegê-lo da terrível realidade que o aguarda.
O Que nos Une
De Bernard Campan, Alexandre Jollien, com Bernard Campan, Alexandre Jollien, Tiphaine Daviot, Julie-Anne Roth
SUI/FRA, 2021, Cores, 92 min., M/12
Dois homens desconhecidos, com vidas e personalidades completamente distintas, conhecem-se depois de um pequeno acidente de viação. Acabam por viajar juntos e descobrir que, apesar das diferenças tão óbvias, têm muito em comum.
La Caja – A Caixa
De Lorenzo Vigas, com Elián Gonzalez, Hernán Mendoza, Hatzín Navarrete, Cristina Zulueta
EUA/MEX, 2021, Cores, 90 min., M/12
Um jovem mexicano viaja para recolher os restos mortais do pai, encontrado numa vala comum. No regresso a casa encontra Mário, um homem semelhante ao pai. O encontro é o início de uma aventura envolta em dilemas morais e uma denúncia das condições das práticas laborais na América Latina.
Mar do Norte
De John Andreas Andersen, com Kristine Kujath Thorp, Henrik Bjelland, Rolf Kristian Larsen
NOR, 2021, Cores, 104 min., M/12
Uma plataforma de petróleo instalada no mar da Noruega afunda-se inesperadamente. Quando os especialistas tentam perceber o porquê desta catástrofe descobrem que algo muito mais grave pode acontecer.
A Casa do Mal
De Christopher Smith, com Jessica Brown Findlay, John Heffernan, Anya McKenna-Bruce, Sean Harris
GB, 2020, Cores, 97 min., M/16
Inglaterra, 1930, um reverendo, a sua mulher e filha mudam-se para uma mansão com um terrível segredo. Quando a filha do casal é assombrada por um espírito maligno, as crenças dos pais são postas à prova. A única solução para a salvarem é aceitarem ajuda de um especialista em magia negra.
7 Balas
De Gigi Gaston, com Lena Headey, Dean Scott Vazquez, Sam Worthington, Cam Gigandet
EUA, 2022, Cores, 91 min., M/14
Gypsy Moon, uma mulher invulgar, vê a sua vida completamente alterada quando os vizinhos são assassinados por um grupo de criminosos. O único sobrevivente é o filho de 11 anos do casal. Gypsy percebe que o gang regressará para terminar o trabalho e por isso acolhe o rapaz. Os dois vão ter de enfrentar os criminosos durante a fuga para um lugar seguro.