As estreias da semana
Nos cinemas a partir de 19 de maio

Quinta-feira é dia de estreias no cinema. Chega esta semana às salas uma coprodução Portugal/Brasil assinada por Laís Bodanzky. A Viagem de Pedro parte de uma lacuna nos relatos históricos e imagina a viagem de regresso a Portugal de D. Pedro num ousado exercício de encenação histórica. Destaque também para Vortex de Gaspar Noé que segue o dia-a-dia de um casal de idosos, interpretado pelo mestre do terror, Dario Argento, e pela atriz veterana, Jean Eustache. Uma obra sobre a perda de capacidades antes do fim da vida.
A Viagem de Pedro
De Laís Bodanzky, com Cauã Reymond, Renan Bleastè, Welket Bungué, Luísa Cruz, Victoria Guerra, João Lagarto
BRA/POR, 2021, Cores, 96 min., M/14
Um retrato de D. Pedro que, em 1831, deixa o Brasil independente rumo à Europa, a fim de preparar a luta contra o irmão Miguel pelo trono de Portugal.
Vortex
De Gaspar Noé, com Dario Argento, Françoise Lebrun, Alex Lutz, Kylian Dheret
BEL/FRA/Mónaco, 2021, Cores, 140 min., M/14
A história de um casal de idosos e do seu dia-a-dia. O espectador assiste aos problemas que os assolam, nomeadamente a doença de Alzheimer dela. Um retrato da degradação física e mental que antecipa o fim da vida.
A Cordilheira dos Sonhos
De Patricio Guzmán
FRA/Chile, 2019, Cores, 84 min., M/12
Depois de ter ido para Norte em Nostalgia da Luz e para Sul em O Botão de Nácar, Guzmán filma a Cordilheira dos Andes, revelando informações da história do passado e do presente chileno.
Paris 13
De Jacques Audiard, com Lucie Zhang, Makita Samba, Noémie Merlant
FRA, 2021, Cores, 95 min., M/16
Um retrato das relações ambíguas entre um grupo de jovens que vive em Paris.
Eiffel
De Martin Bourboulon, com Romain Duris, Emma Mackey, Pierre Deladonchamps, Armande Boulanger
ALE/FRA/BEL, 2021, Cores, 108 min., M/12
Filme biográfico sobre o engenheiro Gustave Eiffel. No auge da sua carreira, Eiffel é abordado pelo governo francês para conceber uma obra espetacular para a Exposição Universal de Paris, de 1889. Ao mesmo tempo reencontra o amor da sua juventude. Uma relação proibida que o inspira a transformar para sempre o horizonte de Paris.
Delicioso
De Éric Besnard, com Grégory Gadebois, Isabelle Carré, Benjamin Lavernhe, Guillaume de Tonquédec
FRA/BEL, 2021, Cores, 112 min., M/12
No início da Revolução Francesa um cozinheiro ousado é despedido pelo seu amo. Quando conhece uma mulher que quer aprender com ele a arte da culinária, libertando-o da condição de servo, os dois fazem uma pequena revolução e abrem o primeiro restaurante.
Sentimental
De Cesc Gay, com Javier Cámara, Griselda Siciliani, Belén Cuesta, Alberto San Juan
ESP, 2020, Cores, 82 min., M/14
Ana é casada há 15 anos com Julio e o romance entre os dois morreu. Um dia Ana decide convidar um casal vizinho e apaixonado para jantar. O convívio acaba por revelar as frustrações, alegrias e experiências sexuais dos pares.
Meu Filho
De Christian Carion, com James McAvoy, Clare Foy, Tom Cullen, Gary Lewis
FRA/EUA/GB, 2021, Cores, 95 min., M/14
Um casal, que está separado, vive dias angustiantes quando o seu filho de sete anos desaparece de um acampamento. Tudo piora quando se percebe que foi raptado.
A Memória de Um Assassino
De Martin Campbell, com Liam Neeson, Monica Bellucci, Ray Stevenson
EUA, 2022, Cores, 114 min., M/16
Alex Lewis, um experiente assassino, tem a reputação de agir discretamente. Quando se recusa a completar uma missão a mando de uma perigosa organização criminosa, acaba por se transformar num alvo abater, o que o leva a perseguir aqueles que o querem matar.
Jujutsu Kaisen 0
De Seong-Hu Park
JAP, 2021, Cores, 105 min., M/12
Quando era criança, Rika Orimoto morreu num acidente de viação à frente do seu amigo, Yuta Okkotsu. “Eu prometo que quando crescermos, nos vamos casar!”, Rika transforma-se assim numa assombração na vida de Yuta, atormentando-o e fazendo-o desejar a própria morte. Até que um dia, Satoru Gojo, um feiticeiro Jujutsu, convida Yuta a matricular-se no Colégio Técnico de Jujutsu de Tóquio. Ali, ele conhece os colegas Maki Zen’in, Toge Inumaki e Panda, e recupera a sua autoconfiança.
Ainbo: Espírito da Amazónia
De Richard Claus, Jose Zelada, com (vozes) Lola Raie, Naomi Serrano, Dino Andrade
Peru/HOL, 2021, Cores, 84 min., M/6
A história épica de uma jovem heroína e dos seus guias espirituais, Dillo, um engraçado Tatu, e Vaca, uma Anta gigante e pateta, que embarcam numa viagem para pedir ajuda ao mais poderoso espírito da Amazónia, de forma a salvar a sua casa e a sua comunidade.