Este evento já ocorreu.

As estreias da semana

Nos cinemas a partir de 12 de maio

cinema
12 maio a 18 maio 2022
As estreias da semana

Quinta-feira é dia de estreias no cinema. O mais recente filme de João Botelho, Um Filme em Forma de Assim, chega esta semana às salas. O realizador regressa aos grandes autores portugueses e homenageia o poeta Alexandre O’Neil, filmado em Azeitão conta com um vasto elenco que inclui nomes como Pedro Lacerda, Inês Castelo-Branco, Cláudio da Silva e Crista Alfaiate. Destaque também para dois documentários portugueses: Sita – A vida e o tempo de Sita Valles, de Margarida Cardoso e Não Apaguem os Nossos Rastos! Dominique Grange, Uma Cantora de Protesto, de Pedro Fidalgo.

Um Filme em Forma de Assim

De João Botelho, com Gabriela Barros, Soraia Chaves, Maria Leite, Rita Blanco, Inês Castel-Branco, Isabél Zuaa

POR, 2022, Cores, 101 min., M/12

Uma homenagem ao poeta Alexandre O’Neill, um dos fundadores do Movimento Surrealista de Lisboa. O título remete para um conto de O’Neill, Uma Coisa em Forma de Assim, e a narrativa, inovadora, evolui como num sonho, onde os textos, falados e cantados, levam a situações inesperadas, caóticas e emocionantes. Para a estrutura deste filme João Botelho pensou “na criação desenfreada do escritor, onde a confrontação entre o erudito e o popular atinge o que se pode designar como a procura surrealista do Belo.” O resultado é uma história com imagens, sons e excertos dos textos de O’Neill, que é também uma ode ao cinema, hoje “desviado do seu maravilhoso trajeto para a coisa do negócio estúpido.”

Sita – A vida e o tempo de Sita Valles

De Margarida Cardoso

POR, 2022, Cores, 167 min., M/12

As questões coloniais e pós-coloniais são recorrentes no trabalho de Margarida Cardoso. Neste documentário sobre a vida da carismática dirigente estudantil que morreu em Angola em 1977, a realizadora regressa ao tema e ao tempo de mudanças históricas que marcaram uma geração. A história de Sita surgiu quando a realizadora fazia pesquisa para o filme Yvone Kane, obra sobre uma mulher que regressa ao país africano onde passou a infância para descobrir a verdade sobre a morte de uma ex-guerrilheira e ativista política. Sita Valles nasceu em Angola, estudou Medicina em Lisboa e foi dirigente estudantil e militante do PCP. Em 1975 regressa a Angola e junta-se a um grupo de pessoas que questionavam a linha ideológica do MPLA. Acusada de ser uma dos cabecilhas da tentativa de golpe de estado a 27 de maio de 1977, é perseguida e presa. Rumores indiciam que foi torturada e morta frente a um pelotão de fuzilamento. Testemunhos dos sobreviventes reconstituem a possível vida de Sita Valles e ajudam a não esquecer acontecimentos que durante 40 anos foram silenciados.

Não Apaguem os Nossos Rastos! Dominique Grange, Uma Cantora de Protesto

De Pedro Fidalgo

Drama, Documentário

POR/FRA, 2022, Cores, 96 min., M/12

O realizador filma a História através da canção de protesto e centra-se em Dominique Grange, cantora de intervenção, cujas canções relembram os rastos do Maio de ‘68. O filme retrata também as recentes lutas e protestos em França, uma vez que Dominique Grange define o seu trabalho como um “compromisso perpétuo”. A narrativa inclui  imagens atuais que se entrecruzam e misturam com imagens de arquivo e com desenhos de Tardi, autor de banda desenhada que ilustra e dá voz ao filme.

Olga

De Elie Grappe, com Anastasiia Budiashkina, Sabrina Rubtsova, Caterina Barloggio, Théa Brogli

FRA/SUI, 2021, Cores, 85 min., M/12

Olga, uma ginasta ucraniana com 15 anos está exilada na Suíça, para conseguir um lugar no Centro Desportivo Nacional . Enquanto isso, no seu país natal, a família vive o Euromaidan, ou Primavera Ucrâniana, uma revolução contra a corrupção governamental e a vontade de reatar laços fortes com a Rússia, em detrimento da entrada na União Europeia.

Vaca

De Andrea Arnold

GB, 2021, Cores, 94 min., M/12

Um olhar transformador e oportuno sobre a natureza, e a necessidade do equilíbrio natural entre todos os seres. Nas palavras do realizador “Este filme é um esforço para considerar as vacas. Para nos aproximar delas. Para contemplar a sua beleza e os desafios das suas vidas. Não de forma romântica, mas de forma real. É um filme sobre a realidade de uma vaca leiteira e sobre reconhecer o grande serviço que ela nos presta. Quando olho para a Luma, a nossa vaca, consigo ver todo o mundo nela.”

Lingui – Os Laços Sagrados

De Mahamat-Saleh Haroun, com Achouackh Abakar Souleymane, Rihane Khalil Alio, Youssouf Djaoro

BEL/Chade/ALE/FRA, 2021, Cores, 87 min., M/14

No Chade, Amina vive sozinha com a filha de 15 anos, Maria. O seu mundo desmorona quando descobre que Maria está grávida. Perante a gravidez indesejada, num país onde o aborto não é apenas condenado pela religião, mas também pela lei, Amina vê-se diante uma batalha que parece perdida de antemão.

A Vida Depois de Yang

De Kogonada, com Colin Farrell, Jodie Turner-Smith, Malea Emma Tjandrawidjaja, Justin H. Min

EUA, 2021, Cores, 96 min., M/12

Num futuro próximo, uma família questiona-se sobre o amor e a relação que os une, depois do andróide e grande companheiro da filha começar a ter problemas no seu funcionamento.

Downton Abbey: Uma Nova Era

De Simon Curtis, com Tuppence Middleton, Maggie Smith, Michelle Dockery, Hugh Dancy, Laura Haddock, Elizabeth McGovern

GB/EUA, 2022, Cores, 125 min., M/12

Sequela do filme de 2019 onde a família Crawley e os empregados de Downton Abbey receberam dos reis de Inglaterra.

Crime em Hollywood

De Tim Kirkby, com Charlie Hunnam, Mel Gibson, Lucy Fry, Rupert Friend, Morena Baccarin

EUA, 2021, Cores, 110 min., M/14

Um antigo polícia que caiu em desgraça muda-se para um local isolado no meio da natureza. A sua vida muda radicalmente quando é contratado, por um particular, para investigar um homicídio.

This Much I Know to Be True

De Andrew Dominik

GB, 2022, Cores, 101 min., M/16

Documentário que capta a relação criativa entre Nick Cave e Warren Ellis enquanto dão vida às canções dos seus dois últimos álbuns de estúdio, Ghosteen (Nick Cave & the Bad Seeds) e Carnage (Nick Cave e Warren Ellis).