As estreias da semana
Nos cinemas a partir de 21 de abril

Quinta-feira é dia de estreias no cinema. Esta semana chega às salas Km 224, o mais recente filme de António-Pedro Vasconcelos, a história centra-se num divórcio litigioso e foi escrita pelo cineasta em parceria com Filipa Martins. Produzido por Paulo Branco, o filme conta com Ana Varela, José Fidalgo, Gonçalo Menino e Sebastião Matias nos papéis principais. Destaque ainda para a estreia de Traições, de Arnaud Desplechin, baseado na obra literária homónima, de Philipe Roth.
Km 224
De António-Pedro Vasconcelos, com Ana Cristina de Oliveira, Ana Varela, Pedro Hossi, José Fidalgo
POR, 2022, Cores, 139 min., M/12
A narrativa relata um divórcio conflituoso onde a guarda dos dois filhos menores (de 6 e 7 anos) é a principal fonte de discórdia. Mário, um pai pouco tradicional, vê na educação dos filhos a sua grande alegria, mas sujeita-os frequentemente a situações pouco convencionais. Isto para desespero de Cláudia, a mãe das crianças, que vê nessas situações um fator prejudicial na vida dos menores. Tudo se complica quando Cláudia aceita um emprego no estrangeiro. Escrito pelo cineasta em parceria com Filipa Martins, o filme é produzido por Paulo Branco e conta nos papéis principais com Ana Varela, José Fidalgo, Gonçalo Menino e Sebastião Matias.
Traições
De Arnaud Desplechin, com Denis Podalydès, Léa Seydoux, Emmanuelle Devos, Anouk Grinberg
FRA, 2021, Cores, 105 min., M/14
A história segue os encontros de um escritor americano a viver na Europa, com a sua amante. Os dois conhecem-se através das conversas que vão tendo antes e depois de se amarem. Estas revelações são uma inspiração para os romances do escritor.
Azor – Nem Uma Palavra
De Andreas Fontana, com Fabrizio Rongione, Stéphanie Cléau, Carmen Iriondo, Juan Trench
ARG/SUI/FRA, 2021, Cores, 100 min., M/12
Thriller político sobre as relações perigosas da banca internacional com a ditadura militar argentina. O filme é ambientado na Argentina, em 1980, onde o banqueiro suíço Yvan de Wiel chega de Genebra com a mulher, Ines, após o desaparecimento súbito do seu sócio.
Adeus, Senhor Haffmann
De Fred Cavayé, com Daniel Auteuil, Gilles Lellouche, Sara Giraudeau
FRA, 2021, Cores, 115 min., M/12
França, 1942. François Mercier trabalha para um talentoso joalheiro, o Sr. Haffmann e o seu objetivo é casar com a mulher que ama, Blanche. Mas, perante a ocupação alemã o destino dos três personagens não será o previsto e ficará marcado para sempre.
O Peso Insuportável de Um Enorme Talento
De Tom Gormican, com Nicolas Cage, Pedro Pascal, Jacob Scipio, Demi Moore, Ike Barinholtz
EUA, 2022, Cores, 105 min., M/12
Depois do sucesso cinematográfico, nos anos 90, Nicolas Cage sente que a sua carreira está a afundar-se. Agora, o seu maior sonho é conseguir o papel no próximo filme de Quentin Tarantino, acabar com as dívidas e reconciliar-se com a filha. Mas quando um bilionário mexicano demonstra interesse em contratá-lo para um projeto, a sua vida sofre uma reviravolta.
O Homem do Norte
De Robert Eggers, com Alexander Skarsgård, Nicole Kidman, Claes Bang, Ethan Hawke, Anya Taylor-Joy
EUA, 2022, Cores, 136 min., M/16
Thriller épico de vingança que revela quão longe um príncipe Viking é capaz de ir para fazer justiça pelo assassinato do seu pai.
Turuleca – A Grande Aventura
De Eduardo Gondell, Víctor Monigote, com (vozes) Eva Hache, José Mota, Ana Ángeles García
ARG/ESP, 2019, Cores, 80 min., M/6
Turuleca é uma galinha singular. Mas o seu peculiar aspeto e a sua incapacidade para pôr ovos são alvo de troça do resto do galinheiro. Um dia, uma ex-professora de música, leva Turuleca para a sua quinta. Ali, feliz e em harmonia, a galinha descobre o seu grande talento oculto: não só consegue falar, como também canta como nunca se ouviu uma galinha cantar! O seu talento musical vai levá-la a converter-se numa grande estrela do Circo Daedalus. Mas o malvado Armando Tramas é uma ameaça ao circo, uma vez que deseja apropriar-se da fantástica Turuleca.