Este evento já ocorreu.

As estreias da semana

No cinema a partir de 28 de outubro

cinema
28 outubro a 3 novembro 2021
As estreias da semana

Quinta-feira é dia de estreias no cinema. Terra Nova, de Artur Ribeiro, que devia ter estreado em 2020, chega esta semana às salas. O filme adapta a obra literária O Lugre, de Bernardo Santareno e conta, entre outros, com interpretações de Virgílio Castelo, João Reis, João Catarré, Vítor D’ Andrade, Miguel Borges, João Craveiro, Pedro Lacerda e Vítor Norte. Destaque também para Uma Paixão Simples, outra adaptação ao cinema desta vez de um romance de Annie Ernaux, obra que surpreendeu o panorama literário francês em 1991. De salientar ainda o Último Duelo, o mais recente filme de Ridley Scott, um conto histórico de traição e vingança.

Terra Nova

De Artur Ribeiro, com João Catarré, João Craveiro, João Reis, Pedro Lacerda, Virgílio Castelo, Vítor Norte

POR, 2020, Cores, M/14

O filme nasceu de um desafio de Nicolau Breyner ao realizador Artur Ribeiro, que tinha como objetivo adaptar a obra literário O Lugre, de Bernardo Santareno ao cinema. A produtora Ana Costa e Artur Ribeiro acabaram por levar avante este projeto que foi filmado a bordo do lugre Santa Maria Manuela, nas águas do mar do Norte da Noruega e da Holanda. O filme narra a viagem do lugre bacalhoeiro Terra Nova, cujo capitão, depois de um mau ano de pesca, decide tentar a sorte numa viagem nunca antes feita até à Gronelândia à procura de mais peixe. Uma jornada difícil para a tripulação que enfrenta tempestades e o mar impiedoso. Ao longo do percurso o medo e o conflito crescem e a luta entre homens advinha-se tão cruel como as condições que os rodeiam.

Uma Paixão Simples

De Danielle Arbid, com Laetitia Dosch, Sergei Polunin, Lou-Teymour Thion, Caroline Ducey

FRA/BEL, 2020, Cores, 99 min., M/16

Baseado na autoficção que a autora Annie Ernaux lançou nos anos 90 e que foi um enorme sucesso em França, Uma Paixão Simples é uma história de paixão, obsessão e dependência entre uma professora universitária e um diplomata russo.

O Meu Ano com Salinger

De Philippe Falardeau, com Margaret Qualley, Sigourney Weaver, Douglas Booth, Seána Kerslake

CAN/IRL, 2020, Cores, 101 min., M/12

Acabada de sair da faculdade, Joanna deixa a sua terra natal e segue para Nova Iorque com o objetivo de realizar o sonho de trabalhar numa editora de livros. Consegue um trabalho que inicialmente seria apenas administrativo, mas que acaba por se transformar em algo muito mais importante: assistente do mais desejado e reconhecido autor, J.D. Salinger.

O Último Duelo

De Ridley Scott, com Jodie Comer, Matt Damon, Ben Affleck, Clare Dunne, Adam Driver

GB/EUA, 2021, Cores, 152 min., M/16

Um conto de traição e vingança contra a brutalidade e a opressão feminina da França do século XIV, baseado em eventos reais retratados em O Último Duelo: Uma História Verdadeira de Crime, Escândalo e Julgamento por Combate na França Medieval. O filme narra uma história de vingança e traição, baseada em acontecimentos reais. O rei de França, Carlos VI marca um duelo entre o cavaleiro Jean de Carrouges e o escudeiro Jaques Le Gris, acusado de violar e matar a mulher de Carrouges. O evento é o único desfecho possível para vingar um acontecimento terrível.

A Maldição de Mercy Black

De Owen Egerton, com Daniella Pineda, Austin Amelio, Elle LaMont

EUA, 2019, Cores, 88 min., M/16

Marina Hess é enviada para uma instituição depois de esfaquear uma colega de turma, na tentativa de invocar um espírito maligno chamado Mercy Black. Quinze anos depois, ela é libertada dos cuidados psiquiátricos e está de volta a casa para viver com a irmã e o sobrinho. Desde o crime que o mito de Mercy Black se tornou viral, inspirando rumores na internet, histórias e até mesmo réplicas. Marina está assombrada pelo que fez e pelo fantasma que imaginou. Embora prefira deixar o passado enterrado, o sobrinho Bryce torna-se cada vez mais obcecado pelo fenómeno e para salvá-lo, Marina tem de enfrentar o passado e descobrir a verdade por trás de Mercy Black.

A Noite Passada em Soho

De Edgar Wright, com Anya Taylor-Joy, Thomasin McKenzie, Diana Rigg, Matt Smith

GB, 2021, Cores, 106 min., M/16

Thriller psicológico que segue uma jovem rapariga apaixonada por design de moda, que misteriosamente consegue entrar na década de 1960 onde encontra o seu ídolo, uma deslumbrante aspirante a cantora. Mas Londres dos anos 60 não é o que parece e o tempo começa a desmoronar-se à sua frente com consequências sombrias.

A Família Addams 2

De Greg Tiernan, Conrad Vernon, com (vozes) Laura Dutra, Filomena Cautela, Renato Godinho

EUA/CAN/GB, 2021, Cores, 93 min., M/6

A arrepiante família está de volta na sequela da comédia de animação. Nesta nova história,  Morticia e Gomez estão desgostosos por verem os filhos a crescer, a faltar a jantares de família e totalmente absorvidos pelo “poder dos telemóveis”. Para recuperarem a harmonia familiar, decidem juntar Wednesday, Pugsley, o Tio Fester e o resto do grupo na sua caravana assombrada e fazem-se à estrada para umas últimas “miseráveis” férias em família. Esta atribulada aventura, que percorre toda a América, vai retirá-los do seu ambiente habitual e levá-los a hilariantes encontros com o icónico primo, It, e com novas e inúmeras personagens loucas.

À Solta na Internet

De Barbora Chalupová, Vít Klusák

República Checa/Eslováquia, 2020, Cores, 100 min., M/14

Três atrizes, três quartos de criança, 10 dias e 2.458 predadores sexuais. Três atrizes, maiores de 18 anos, ar  juvenil, fingem ser meninas de 12 anos em falsos perfis nas redes sociais. Em quartos de criança recriados num estúdio, elas conversam através de chats e de Skype com homens de diferentes idades que as procuram e contactam online. A maioria destes homens pede-lhes vídeos sexuais e envia-lhes fotos explícitas. Este documentário mostra o drama destas atrizes à medida que as suas personagens vão passando das relações online até ao real encontro com os predadores (vigiado por seguranças e câmaras escondidas).