As estreias da semana
A partir de 17 de junho nos cinemas
Quinta-feira é dia de estreias no cinema. Chega esta semana ao cinema O Movimento das Coisas, de Manuela Serra, obra de 1985 que nunca estreou comercialmente, um filme que retrata a vida rural a norte de Portugal. destaque também para O Pecado, do realizador russo Andrei Konchalovsky, uma obra que tem como figura central o génio Michelangelo Buonarroti e que revela um retrato da humanidade profunda por detrás da lenda renascentista.
O Movimento das Coisas
De Manuela Serra
POR, 1985, Cores, 85 min., M/12
“Um dos filmes mais curiosos que nas décadas de setenta e oitenta abordaram o universo rural do norte português. Começado a desenvolver no interior da Cooperativa VirVer, em cujos projetos Manuela Serra trabalhou durante vários anos, só seria concluído algum tempo depois. Contudo, tudo aquilo que terá sido a razão de ser da maior parte dos outros filmes documentais, sobretudo etnográficos, parece ter sido aqui depurado, senão eliminado, gerando outros sentidos. A sua simplicidade só parece ter paralelo na discrição com que foi recebido (nunca chegou a estrear comercialmente). Precisou este “filme sobre o tempo” de uma prova do tempo?” Cinemateca Portuguesa. O filme tem duas sessões especiais no Cinema Ideal: 17 de junho, às 20h30, uma conversa com Manuela Serra e Maria do Carmo Piçarra, e 19 junho, às 20h30, uma apresentação por José Manuel Costa.
O Pecado
De Andrei Konchalovsky, com Adriano Chiaramida, Yuliya Vysotskaya, Orso Maria Guerrini, Alberto Testone
ITA/RUS, 2019, Cores, 134 min., M/12
Florença, início do século XVI. Embora considerado um génio pelos seus contemporâneos, Michelangelo Buonarroti vive na pobreza e encontra-se esgotado na sua luta para terminar o teto da Capela Sistina. Quando o seu comissário e chefe da nobreza Della Rovere, Papa Júlio II, morre, Michelangelo fica obcecado em obter o melhor mármore para completar a sua tumba. A lealdade do artista é testada quando Leão X, da família rival Medici, ascende ao papado e o encarrega de uma nova encomenda lucrativa – a fachada da Basílica de San Lorenzo. Forçado a mentir para manter o favor aos dois lados, Michelangelo é progressivamente atormentado por suspeitas e alucinações, examinando as suas próprias falhas morais e artísticas.
O Amigo de Sempre
De Gabriela Cowperthwaite, com Dakota Johnson, Casey Afleck, Jason Segel
EUA, 2019, Cores, 124 min., M/12
Um casal, com duas filhas enfrenta a notícia devastadora de que a mãe tem cancro. O melhor amigo da família resolve ajudá-los e vai viver com eles temporariamente. Uma ajuda que se revela fundamental para manter a moral de todos.
A Candidata Perfeita
De Haifaa al-Mansour, com Mila Al Zahrani, Dae Al Hilali, Nora Al Awad, Khalid Abdulraheem
Arábia Saudita/ALE, 2019, Cores, 104 min., M/12
Maryam é uma jovem médica que trabalha na Arábia Saudita. Apesar das suas qualificações, Maryam tem de conquistar diariamente o respeito dos colegas homens e a aceitação dos seus pacientes. Impedida de viajar para o Dubai, na tentativa de procurar um emprego melhor, uma confusão burocrática leva-a a deparar-se com os formulários para as eleições municipais da cidade e decide concorrer. Com o pai ausente, convoca as suas irmãs mais novas para a ajudarem arrecadar fundos e a organizar eventos de campanha. Enquanto enfrentam as restrições dos papéis tradicionais da mulher, a audaciosa candidatura de Maryam começa a ganhar impulso e a desafiar a sua comunidade conservadora.
Supernova
De Harry Macqueen, com Colin Firth, Stanley Tucci, Pippa Haywood
GB, 2020, Cores, 95 min., M/14
Sam e Tusker estão juntos há 20 anos e continuam apaixonados. Mas o diagnóstico de demência precoce de Tusker vem abalar as suas vidas. Decidem então fazer uma viagem para retomar o contacto com amigos, familiares e lugares do passado. Uma viagem que vai trazer confronto, revelar segredos e por à prova o amor que sentem um pelo outro.
O Guarda-Costas e a Mulher do Assassino
De Patrick Hughes, com Ryan Reynolds, Salma Hayek, Morgan Freeman, Samuel L. Jackson, Antonio Banderas
EUA, 2021, Cores, 116 min., M/16
Sequela do filme O Guarda-Costas e o Assassino. Quatro anos depois do primeiro encontro o guarda-costas Michael Bryce mantém a amizade com o assassino Darius Kincaid. A dupla vive uma nova aventura para salvar Sonia, a mulher de Darius.
Os Flofos: Viagem no Tempo
De David Silverman, com (vozes) Raquel Strada, Rui Maria Pêgo
CAN/EUA/China, 2021, Cores, 84 min., M/6
Dois Flofos (uma espécie extinta parecida com os coelhos) são transportados do ano 1835 para a cidade de Shangai dos dias de hoje. Aí vivem a maior aventura das suas vidas.