As estreias da semana
17 a 23 de setembro nos cinemas

Quinta-feira é dia de estreias no cinema. Esta semana chega às salas o filme vencedor do Prémio de Melhor Longa Metragem Portuguesa, no IndieLisboa. O Fim do Mundo, de Basil da Cunha, tem como cenário o bairro da Reboleira e faz um retrato da juventude e de um bairro destinado a desaparecer por ação de retroescavadoras e decisões políticas. Ainda esta quinta-feira a estreia de mais uma obra em português: Os Conselhos da Noite, de José Oliveira, uma homenagem a Braga, cidade natal do realizador.
O Fim do Mundo
De Basil da Silva, com Marco Joel Fernandes, Alexandre Da Costa Fonseca, Lara Cristina Cardoso
POR/SUI, 2019, Cores, 107 min., M/16
Após oito anos numa casa de correção, Spira regressa à Reboleira, um bairro pobre nos arredores de Lisboa. Spira é bem recebido pelos amigos e familiares, mas um velho traficante do bairro, fá-lo perceber que não é bem assim.
Os Conselhos da Noite
De José Oliveira, com Tiago Aldeia, Adolfo Luxúria Canibal, Marta Carvalho
POR, 2019, Cores, M/14
O filme é uma homenagem à cidade do realizador, Braga, da qual esteve ausente vários anos e cujo regresso incentivou este novo trabalho. A história segue Roberto, um jornalista desiludido e retirado, com problemas de saúde que se dedicou ao trabalho rural, numa quinta alentejana, para fugir do mundo. Uma vontade leva-o a seguir rumo à sua terra natal, Braga. O regresso ao passado, à casa de família e às noitadas dão-lhe um novo fôlego, uma nova motivação que pensava perdida. O elenco do filme é composto por atores na sua maioria bracarenses e conta com as interpretações de Adolfo Luxúria Canibal, vocalista dos Mão Morta, Marta Carvalho, Camilo Silva e José Miguel Braga. O ator Tiago Aldeia dá vida à personagem principal, o jornalista Roberto.
O Segredo do Refúgio
De Dave Franco, com Alison Brie, Jovani Ridler, Toby Huss
EUA, 2020, Cores, 88 min., M/16
Dois casais alugam uma casa para usufruírem de umas férias tranquilas. Com o passar do tempo começam a suspeitar que alguém os observa. Rapidamente o terror invade as suas vidas.
A Vida Extraordinária de David Copperfield
De Armando Iannucci, com Dev Patel, Hugh Laurie, Tilda Swinton
EUA/GB, 2019, Cores, 119 min., M/12
Uma nova versão da obra de Charles Dickens. Narra a história de um jovem órfão que apesar dos muitos obstáculos consegue vingar na vida. Da sua infeliz infância à descoberta do dom como contador de histórias e escritor, o percurso de David – ora hilariante, ora trágico – é sempre cheio de vida, cor e humanidade.
Minha Querida Nora
De Méliane Marcaggi, com Alexandra Lamy, Miou-Miou, Jonathan Zaccaï
FRA, 2020, Cores, 96 min., M/12
Farta das infidelidades do marido, Louise vai passar um fim de semana à Córsega. Depois de uma noite de paixão com um homem que acaba morto, a mãe do falecido acredita que Louise é a namorada secreta e de longa data do filho. Ao alinhar na farsa Louise ganha inesperadamente uma família.
Um Príncipe em Apuros
De Michel Hazanavicius, com Omar Sy, Bérénice Bejo, François Damiens
FRA/BEL, 2020, Cores, 101 min., M/6
Djibi, um pai solteiro, conta todas as noites uma história à sua filha, Sofia de 7 anos, fazendo-a viajar até à “Terra das Histórias”, um local imaginário onde as aventuras ganham vida, sempre com Djibi no papel de príncipe encantado e herói da história. Passados cinco anos Sofia está cansada das histórias do pai e começa a inventar as suas, onde Djibi já não tem o papel principal. Djibi terá de se reinventar para conseguir permanecer como o herói da filha.