Este evento já ocorreu.

As estreias da semana

A 5 de março nos cinemas

cinema
5 março a 11 março 2020
As estreias da semana

Quinta-feira é dia de estreias no cinema. Aqui ficam os filmes que vão estar nas salas de Lisboa de 5 a 11 de março:

Mosquito

De João Nuno Pinto, com João Nunes Monteiro, Sebastian Jehkul, Filipe Duarte

POR, 2020, Cores, 125 min., M/14

A segunda longa-metragem de João Nuno Pinto depois de ter apresentado em 2010, América. O mais recente trabalho foi escrito por Gonçalo Waddington e por Fernanda Polacow, mulher do realizador. Inspirado na história do avô de João Nuno Pinto, acompanha Zacarias, um jovem português que, em 1917, parte para a guerra em Moçambique. Zacarias sonha com aventuras heroicas, mas durante o conflito, que acontece longe dos olhares do mundo, acaba deixado para trás pelo seu pelotão. Parte então mato adentro em busca da guerra e da glória. Segundo o realizador Mosquito é também uma reflexão sobre o “passado colonialista e os longos anos de doutrinação de uma certa ideia paternalista sobre África. (…) uma história do passado para nos confrontar com as escolhas do presente.” O jovem ator João Nunes Monteiro dá vida ao protagonista, Zacarias.

Woman

De Anastasia Mikova, Yann Arthus-Bertrand

FRA, 2019, Cores, 105 min., M/14

Depois do documentário Human (2015), Yann Arthus-Bertrand e Anastasia Mikova decidiram dar-lhe seguimento e, durante dois anos e meio, entrevistaram 2000 mulheres, em 50 países. Do resultado destas entrevistas nasceu Woman.

Para Sama

De Waad Al-Kateab, Edward Watts

GB/Síria, 2019, Cores, 100 min., M/16

O filme conta a história de vida de Waad al-Kateab durante cinco anos de revolta em Alepo, na Síria, enquanto ela se apaixona, casa e tem a filha Sama, tudo à medida que o conflito devastador cresce à sua volta. A sua câmara captura histórias incríveis de perda, alegria e sobrevivência. Waad vive também um conflito interior: fugir da cidade para proteger a vida da filha ou ficar e continuar a lutar pela liberdade, pela qual já sacrificou tanto.

Histórias que fazem o coração crescer

De Lone Scherfig, com Andrea Riseborough, Zoe Kazan, Bill Nighy

GB/SUE/CAN/EUA/DIN/ALE/FRA, 2019, Cores, 112 min., M/12

As histórias de várias personagens cruzam-se na cidade de Nova Iorque. Uma mãe com dois filhos que foge de um marido violento, uma enfermeira solitária, um ex-presidiário e o excêntrico proprietário de um restaurante. Um enredo onde a bondade de desconhecidos faz toda a diferença na vida de quem precisa.

À Espreita do Mal

De Adam Randall, com Helen Hunt, Jon Tenney, Judah Lewis

EUA, 2019, Cores, 94 min., M/14

Uma criança de 10 anos desaparece da cidade onde vive. Greg Harper, investigador principal do caso, luta para equilibrar as pressões da investigação, que trouxe atenção de um caso semelhante que se pensava estar enterrado no passado, e problemas pessoais que implicam uma infidelidade recente por parte da sua mulher. Enquanto procura a verdade depara-se com uma força sobrenatural que de alguma forma está liga à sua mulher e ao filho adolescente de ambos.

Antidepressivo Árabe

De Manele Labidi, com Golshifteh Farahani, Majd Mastoura, Aïsha Ben Miled

FRA/Tunísia, 2018, Cores, 88 min., M/12

Selma viveu e estudou em Paris durante dez anos. Formada em psicologia decide regressar ao seu país, a Tunísia e abrir um consultório. Mas o choque cultural que agora sente vai tornar a sua relação com os pacientes muito complicada.

Bloodshot

De Dave Wilson, com Vin Diesel, Eiza González, Guy Pearce

EUA/China, 2020, Cores, 109 min., M/14

Baseado no bestseller de banda desenhada acompanha, Ray Garrison, um soldado recentemente morto em combate e ressuscitado como o super-humano Bloodshot da empresa RST. Mas, ao controlar o seu corpo, a empresa controla também a sua mente e as suas memórias. Ray não sabe o que é real e o que não é, mas está decidido a descobrir a verdade.

Guns Akimbo

De Jason Lei Howden, com Daniel Radcliffe, Samara Weaving, Rhys Darby

GB/ALE/Nova Zelândia, 2019, Cores, 95 min., M/16

A vida de Miles fica virada do avesso quando se vê inscrito num site da dark web que obriga estranhos a lutar até à morte, num jogo que é transmitido ao vivo para o público fanático de todo o mundo. Depois de enfrentar uma máquina mortífera, aparentemente imparável, Miles consegue evitar mais conflitos. Mas, quando a sua ex-namorada é sequestrada, ele vai ter de superar todos os seus medos e parar de fugir!

Na sombra do medo

De Alistair Banks Griffin, com Naomi Watts, Jeremy Bobb, Jennifer Ehle

GB, 2019, Cores, 99 min., M/14

June Leigh, outrora uma conhecida figura da contracultura nova iorquina, vive há 10 anos sozinha em reclusão no seu apartamento do Bronx Sul, tendo cortado todo o contacto com o mundo exterior. Agora, no auge de um dos momentos mais tenebrosos da história de Nova Iorque – os motins raciais do verão quente de 1977, June apenas tem de olhar pela janela para ver a violência escalar com o aumento do calor de verão. June percebe finalmente que não tem outra forma de ultrapassar a situação em que se encontra senão recomeçar a escrever. Mas para isso terá de conseguir superar os seus medos, e evitar que a violência do exterior penetre no seu mundo.

O Bar Luva Dourada

De Fatih Akin, com Jonas Dassler, Margarete Tiesel, Katja Studt

FRA/ALE, 2019, Cores, 115 min., M/18

Baseado na história verdadeira de Fritz Honka, um homem que assassinou várias mulheres e do seu bar preferido, o Luva Dourada. Década de 70, Fritz “Fiete” Honka é apenas um falhado lamentável. Este homem de cara partida embebeda-se noite adentro no antro do bairro, o Luva Dourada, em busca de mulheres solitárias. Nenhum dos clientes habituais suspeita que o aparentemente inofensivo Fiete é, na realidade, um monstro.

Verdade Debaixo de Fogo

De Todd Robinson, com Christopher Plummer, Samuel L. Jackson, Sebastian Stan

William Pitsenbarger foi um herói da guerra do Vietname. Paramédico da Força Aérea, salvou pessoalmente mais de 60 homens numa das batalhas mais sangrentas do conflito. Pelos seus atos heroicos, é proposto para a mais alta honra militar que um soldado pode alcançar – a Medalha de Honra do Congresso. No entanto, antes de ser atribuída, a medalha é-lhe retirada por razões indeterminadas. Chamado para investigar esta questão, o Inspetor Scott Huffman é obrigado a descobrir os obscuros e corruptos meandros políticos por detrás dessa decisão.

O Homem Invisível

De Leigh Whannell, com Elisabeth Moss, Oliver Jackson-Cohen, Aldis Hodge

Austrália/EUA, 2020, Cores, M/16

Cecilia Kass vê-se presa num relacionamento disfuncional com Adrian Griffin, um cientista brilhante mas com comportamentos de sociopata. Um dia, contra todas as expetativas, ele suicida-se, deixando-lhe uma enorme quantia de dinheiro. Mas Cecilia suspeita que algo está errado e uma série de acontecimentos levam-na a questionar a própria sanidade: há uma presença que não vê mas que sente frequentemente a seu lado.