Este evento já ocorreu.

As estreias da semana

Nos cinemas a partir de 4 de maio

cinema
4 maio a 10 maio 2023
As estreias da semana

Quinta-feira é dia de estreias no cinema. Esta semana estreiam dois filmes portugueses: Vadio, primeira longa-metragem de Simão Cayatte e o documentário Yoon, um roadmovie de Ricardo Falcão e Pedro Neto. Destaque também para A Estranha Comédia da Vida, de Roberto Andò, filme centrado no dramaturgo Luigi Pirandello.

Vadio

De Simão Cayatte, com Joana Santos , Rúben Simões , Carlos Afonso , Luísa Cruz

POR/POL/FRA, 2022, 91 min., M/14

A história de André, um jovem de 13 anos, que vive com o pai numa zona remota do Alentejo. André não vai à escola para ajudar o progenitor no negócio de perfuração de água. Quando o pai desaparece subitamente, o jovem fica abandonado à sua sorte. Sandra, a única vizinha, vai tentar ajudá-lo a encontrar a família.

Yoon

De Ricardo Falcão e Pedro Neto

POR, 2021, 84 min., M/12

Um roadmovie que retrata a viagem circular e recorrente de Mbaye Sow, um routier senegalês, num antigo Peugeot 504.  Mbaye Sow é uma espécie de caixeiro-viajante que se move entre dois lugares a que chama casa, Portugal e Senegal, separados por 4000 km. Na estrada que percorre, imprevistos e obstáculos pautam o ritmo da travessia transformando-a num périplo existencial. Em Lisboa, o filme é exibido em exclusivo no Cinema City Alvalade que apresenta várias sessões especiais com a presença de convidados.

Simone – A Viagem do Século

De Olivier Dahan, com Élodie Bouchez, Judith Chemla, Elsa Zylberstein, Rebecca Marder

FRA, 2021, 140 min., M/12

O destino de Simone Veil, a infância, as lutas políticas, as tragédias. O retrato épico e íntimo de uma mulher com um percurso fora do comum, que abalou a sua época por defender uma mensagem humanista.

Saint Omer

De Alice Diop, com Kayije Kagame, Guslagie Malanda, Valérie Dréville

FRA, 2022, 122 min., M/12

Tribunal de Justiça de Saint Omer. A jovem romancista Rama assiste ao julgamento de Laurence Coly, uma jovem acusada de matar sua filha de 15 meses ao abandoná-la à maré alta numa praia no norte da França. Mas, à medida que o julgamento avança, as palavras da acusada e os depoimentos das testemunhas abalarão as convicções de Rama e questionarão o nosso próprio julgamento.

Têm de vir vê-la

De Jonás Trueba, com Chano Domínguez, Irene Escolar, Francesco Carril, Itsaso Arana

ESP, 2022, 64 min., M/12

Um retrato da relação entre dois jovens casais. Discussões acaloradas sobre a essência da vida desenrolam-se entre Madrid e o interior de Espanha.

Beau tem medo

De Ari Aster, com Zoe Lister-Jones, Amy Ryan, Parker Posey, Joaquin Phoenix

EUA/CAN/FIN, 2023, 179 min., M/16

Um homem paranoico (Joaquin Phoenix) embarca numa odisseia épica rumo a casa para se encontrar com a sua mãe.

A Estranha Comédia da Vida

De Roberto Andò, com Salvatore Ficarra, Renato Carpentieri, Valentino Picone, Toni Servillo

ITA, 2022, 103 min., M/12

Luigi Pirandello, um dos mais notáveis dramaturgos do século XX, está a braços com uma crise criativa, quando é ajudado por dois cangalheiros, Sebastiano e Onofrio. O autor com auxílio destes dois homens cria Seis Personagens à Procura de Um Autor, uma obra que viria a revolucionar a história do teatro contemporâneo.

Guardiões da Galáxia: Volume 3

De James Gunn, com Chris Pratt, Zoe Saldana, Vin Diesel (voz), Bradley Cooper (voz)

EUA, 2023, 150 min., M/12

Século XXXI. Peter Quill, que ainda está a recuperar da perda da sua amada, tem que reunir a sua equipa para defender o universo e proteger um dos seus. Uma missão que, se não for concluída com sucesso, pode levar ao fim dos Guardiões.

Mavka – A Alma da Floresta

De Oleh Malamuzh e Oleksandra Ruban, com (vozes) Joana Brito Silva, Miguel Ribeiro, Pedro Caeiro

Ucrânia, 2023, 90 min., M/6

Desde que há memória, as vastas florestas ucranianas escondem inúmeros segredos e mistérios inexplicáveis. São a casa de maravilhosas criaturas míticas que habitam entre árvores antigas guardando fielmente o seu reino sagrado. Mavka é a Alma da Floresta e foi recentemente escolhida para ser a sua Guardiã. A sua principal missão é proteger a Floresta e o seu coração sagrado – a Fonte da Vida – contra qualquer agressão ou intruso, incluindo os seres humanos.