Este evento já ocorreu.

As estreias da semana

Nos cinemas a partir de 20 de abril

cinema
20 abril a 26 abril 2023
As estreias da semana

Quinta-feira é dia de estreias no cinema. Destaque para a estreia de Sombras Brancas, de Fernando Vendrell, baseado no livro De Profundis – Valsa Lenta, de José Cardoso Pires. O filme é “uma biografia invulgar” do escritor e conta com Rui Morisson e Natália Luiza nos papéis principais. Esta semana estreia também, Nação Valente, segunda longa-metragem do realizador luso-angolano Carlos Conceição, um filme que invoca os fantasmas do passado colonial angolano.

Sombras Brancas

De Fernando Vendrell, com Rui Morisson, Natália Luiza, Soraia Chaves

POR, 2023, 114 min., M/16

Obra baseada no livro De Profundis – Valsa Lenta, de José Cardoso Pires. A história parte de um acontecimento trágico que José Cardoso Pires viveu: aos 71 anos teve um acidente vascular cerebral que o fez perder a capacidade de se relacionar com o mundo. Enquanto luta para regressar à normalidade, as personagens por si criadas surgem na sua mente confundindo-se com a realidade. O filme traça o retrato do processo de recuperação de Cardoso Pires, ao mesmo tempo que revela a história de vida do escritor.

Nação Valente

De Carlos Conceição, com Anabela Moreira, Leonor Silveira, João Arrais

POR/FRA/ANG, 2022, 118 min.

1974, Angola está a um ano da independência depois de séculos de domínio português. Neste contexto uma rapariga tribal descobre o amor e o perigo quando se cruza com um soldado português. Por outro lado, um grupo de soldados, isolados do mundo exterior, segue as ordens brutais do seu comandante.

Close

De Lukas Dhont, com Léa Drucker , Gustav De Waele , Igor van Dessel

FRA/HOL/BEL, 2022, 104 min., M/14

A história de Léo e Rémi, dois amigos de 13 anos, que são muito próximos e que passam as férias de Verão juntos, numa intimidade inocente, própria da idade. No entanto, quando o ano letivo começa, a sua amizade é colocada à prova, quando começam a ser alvo de comentários depreciativos e preconceituosos por parte dos colegas. Numa tentativa de evitar essas observações intrusivas e negativas, Léo afasta-se de Rémi mas, quando este desaparece, Léo aproxima-se da mãe de Rémi, Sophie. O filme venceu o Grande Prémio do Júri do Festival de Cannes 2022.

Medida Provisória

De Lázaro Ramos e Flávia Lacerda, com Alfred Enoch, Taís Araújo, Seu Jorge

BRA, 2020, 103 min., M/12

Num futuro distópico, o governo brasileiro decreta uma medida provisória que obriga os cidadãos negros a ‘regressarem’ a África, como forma de reparar os erros cometidos na era da escravidão. O advogado António, a sua mulher, a médica Capitu, e o seu primo, o jornalista André decidem resistir à medida imposta, criando um movimento de resistência que vai inspirar a nação.

Casa do Prazer

De Anissa Bonnefont, com Ana Girardot, Aure Atika, Rossy de Palma

BEL/FRA, 2022, 89 min., M/16

Emma, uma jovem escritora francesa, vai para Berlim onde decide entrar para um bordel com a finalidade de conhecer e entender as prostitutas. Esse será o tema do seu novo romance. Ao tornar-se uma delas, a experiência que inicialmente deveria durar apenas algumas semanas acaba por durar dois anos. Terá sido o livro uma mera desculpa para Emma viver uma fantasia difícil de admitir na nossa sociedade? Baseado no livro de Emma Becker e inspirado nas experiências da própria.

Evil Dead Rise – O Despertar

De Lee Cronin, com Alyssa Sutherland, Lily Sullivan, Morgan Davies

EUA/IRL/Nova Zelândia, 2023, 97 min., M/18

A história inquietante de duas irmãs que se afastam ao longo dos anos e cujo reencontro é interrompido pelo despertar de demónios. Uma reunião familiar transforma-se numa luta pela sobrevivência.

Suzume

De Makoto Shinkai, com (vozes) Nanoka Hara, Hokuto Matsumura, Eri Fukatsu

JAP, 2022, 122 min., M/12

Suzume conta a história duma adolescente de 17 anos e a sua jornada através de um Japão devastado por várias calamidades e onde ela terá de fechar as portas que causaram estes desastres.

Os Mundos de Mia – O Filme

De Adam Gunn, com (vozes)

ALE/AUS/BEL/IND, 2022, 85 min., M/3

Mia regressa ao fantástico mundo dos unicórnios de Centopia, onde conhece Iko, um elfo da Ilha de Lótus que precisa desesperadamente da sua ajuda. Toxor, um monstruoso vilão com corpo de sapo, está a dominar a ilha, usando a sua magia negra para transformar os habitantes num exército de soldados sem vontade própria. Mia, juntamente com os seus velhos e novos amigos, segue os passos da mítica heroína de Centopia para reunir três pedras mágicas ancestrais e derrotar Toxor.