Este evento já ocorreu.

As estreias da semana

Nos cinemas a partir de 2 de março

cinema
2 março a 8 março 2023
As estreias da semana

Quinta-feira é dia de estreias no cinema. Esta semana chegam às salas três filmes portugueses: A Arte de Morrer Longe, primeira longa-metragem de Júlio Alves, baseada na novela homónima do escritor Mário de Carvalho, conta as peripécias de um casal em processo de divórcio; Águas do Pastaza, documentário de Inês T. Alves, que acompanha o dia-a-dia das crianças de Suwa, uma comunidade isolada de cerca de 80 habitantes na floresta amazónica equatoriana; e Quem Matou Laura Paula, uma comédia policial de João Capela. Destaque ainda para o filme A Baleia, de Darren Aronofsky, um drama protagonizado por Brendan Fraser que está nomeado para o Óscar de Melhor Ator Principal.

A Arte de Morrer Longe

De Júlio Alves, com Ana Moreira, Mário de Carvalho, Custódia Gallego, Luísa Cruz

POR, 2020, 90 min., M/12

Uma comédia dramática, que adapta a obra homónima do escritor Mário de Carvalho. O filme segue um casal em processo de divórcio. Um divórcio é sempre difícil e este até nem corre mal, não fosse a existência de uma tartaruga com quem ninguém quer ficar. A questão provoca uma série de peripécias e mal entendidos que vão adiando a separação. Pedro Lacerda e Ana Moreira são os atores que dão vida a este casal à beira de uma rutura que não se concretiza, oscilando durante o processo entre o sofrimento e a apatia. Filmado em Lisboa arrecadou os prémios de Melhor Ator, para Pedro Lacerda, Melhor Argumento Adaptado e Melhor Guarda-Roupa no festival Caminhos do Cinema Português.

Águas do Pastaza

De Inês T. Alves

POR, 2022, 64 min., M/12

A realizadora Inês T. Alves viveu dois meses em Suwa, uma comunidade isolada de cerca de 80 habitantes na floresta amazónica equatoriana, onde desenvolveu uma relação próxima com as crianças locais. Surgiu assim a ideia de fazer um documentário que acompanhasse o dia-a-dia das crianças de Suwa, extremamente independentes, e que revelasse a sua ligação íntima com a natureza, bem como com as novas tecnologias, fenómeno recente na comunidade. A primeira longa-metragem da realizadora pretende dar visibilidade às comunidades amazónicas, constantemente ameaçadas. Nas suas palavras “Partindo do universo muito específico das crianças, este filme chama a atenção para a importância de se estabelecer uma relação mais sustentável com o nosso ambiente.”

Quem Matou Laura Paula

De João Capela, com Carlos Areia, Carlos Morais, António Fortuna

POR, 2022, 102 min., M/14

A alucinante investigação do ex-agente da PSP, agora na reforma, Sr. Tó Manel, conhecido nos meandros do crime como o Poirot do Marco de Canaveses, sobre a misteriosa morte da freira Laura Paula. Uma divertida paródia que inclui muitos suspeitos.

A Baleia

De Darren Aronofsky, com Brendan Fraser, Hong Chau, Sadie Sink, Samantha Morton

EUA, 2022, 117 min., M/16

A história de um professor de inglês que vive recluso com um grave problema de obesidade e que tenta recuperar a relação com a filha adolescente, numa última oportunidade de redenção. O protagonista Brendan Fraser está nomeado ao Óscar de Melhor Ator Principal.

Mascarade

De Nicolas Bedos, com François Cluzet , Isabelle Adjani , Emmanuelle Devos , Marine Vacth , Pierre Niney

FRA, 2022, 134 min., M/14

Quando um jovem gigolo se apaixona por uma irresistível vigarista, os dois montam um esquema desonesto à luz do sol escaldante da Côte d’Azur. Na busca de uma vida de luxo, os dois amantes ameaçam sacrificar o sustento de uma estrela de cinema reformada e de um agente imobiliário.

Creed III

De Michael B. Jordan, com Michael B. Jordan, Tessa Thompson, Jonathan Majors

EUA, 2023, 117, M/12

Após conquistar o mundo do boxe, Adonis Creed prospera na sua carreira e na vida pessoal. Mas  um amigo de infância e antigo prodígio do boxe, Damian, reaparece, após cumprir uma longa pena de prisão, reabrindo feridas atingas. Para ajustar contas, Adonis marca um combate com Damian, um lutador que não tem nada a perder.