Alvalade Capital da Leitura

Homenagem a Aquilino Ribeiro

literatura
16 maio a 25 maio 2019
vários horários
vários locais
Alvalade Capital da Leitura

No ano em que se assinala o centenário do lançamento da obra Terras do Demo, a freguesia de Alvalade vai homenagear o seu autor, Aquilino Ribeiro, em mais uma edição da iniciativa Alvalade Capital da Leitura. Esta iniciativa decorre entre os dias 16 e 25 de maio e inclui um conjunto variado de atividades em torno do livro e da literatura, todas elas de participação gratuita.

No dia de arranque da Capital da Leitura, as atividades concentram-se na Biblioteca Nacional de Portugal. Neste equipamento cultural da freguesia, será possível participar no colóquio Aquilino, anos 20: entre o exílio e as geografias de Lisboa, visitar uma mostra com o mesmo título e assistir a uma apresentação da 3Actos Ensemble, com duas obras de Vianna da Mota.

Ao fim da tarde, pelas 18h30, terá lugar a apresentação da reedição comemorativa do centenário da obra Terras do Demo. Esta edição integra um texto introdutório de Ana Isabel Queiroz, numa chancela Bertrand Editora, apoiada pela Fundação Aquilino Ribeiro e pelos municípios de Sernancelhe, Moimenta da Beira e Vila Nova de Paiva.

No dia 17 de maio, realiza-se a inauguração de um mural de homenagem a Aquilino Ribeiro, no Bairro de São Miguel, no qual o escritor residia e ao qual mantinha fortes ligações emocionais. Este mural é da autoria da artista visual e ilustradora portuguesa Kruella d’Enfer.

Também no dia 17, é inaugurada, no Museu Bordalo Pinheiro, uma exposição com os desenhos originais de Benjamin Rabier para a obra Romance da Raposa. Nos dias seguintes, o museu será palco de uma visita guiada à exposição – por Aquilino Machado, neto do escritor – de duas oficinas de desenho com André Almeida e Sousa e de uma sessão de leitura de Romance da Raposa por Miguel Horta.

No dia 18, o Mercado de Alvalade recebe, entre as 10 e as 15 horas, uma Mostra de Produtos das Terras do Demo, na qual estarão representados os municípios de Sernancelhe, Moimenta da Beira e Vila Nova de Paiva.

Esta que é a terceira edição da Capital da Leitura passa também pela Biblioteca Manoel Chaves Caminha, equipamento que foi muito recentemente requalificado pela Junta de Freguesia de Alvalade. Aqui, será possível visitar uma mostra bibliográfica alusiva a Aquilino Ribeiro e participar em mais uma sessão da Comunidade de Leitores de Alvalade, conduzida pelo escritor Gonçalo M. Tavares, no dia 21 de maio.

No dia 23, Carlos Vaz Marques e Pedro Mexia vão estar à conversa, no Centro Cívico Edmundo Pedro, na tertúlia Aquilino e a Alemanha Ensanguentada.

O programa completo do evento: www.jf-alvalade.pt.


Local:

Rua Conde Arnoso, 5 B 218 428 370 www.jf-alvalade.pt

geral@jf-alvalade.pt