Este evento já ocorreu.

Alexandre Alagôa

A Descida ao Maelstrom

artes
20 julho a 31 julho 2019
vários horários
Sociedade de Instrução Guilherme Cossoul
Alexandre Alagôa

A exposição A Descida ao Maelstrom de Alexandre Alagôa, desconstrução do seu filme de 2017, o já familiar Vortex, cuja influência do experimentalismo estrutural dos anos 60 e 70 é óbvia, sendo agora repensado enquanto instalação audiovisual.
Alagôa amplia a claustrofobia de um hall de entrada de um apartamento por via da constante sucessão de jogos de molduras dentro de molduras, janelas dentro de janelas – desde os espelhos, ecrãs e portas que delimitam o corredor; à obsessão infinita dos frames que compõem todo o filme, paralela às abordagens dos japoneses Toshio Matsumoto e Takashi Ito; bem como às várias televisões que se repetem ao longo da sala de exposição numa atmosfera “June Paikiana”. Este esgotamento incessante leva-nos a um estado completo de entropia – um espaço-tempo que se consome a si mesmo: o corredor dentro do corredor, o filme dentro do filme. A experiência desvenda-se numa trip alucinante que impacta inevitavelmente o nosso organismo perceptivo, simultaneamente esgotante e estimulante, dolorosa e envolvente, é esse o ritual de Alagôa.
À semelhança das sensações agoniantes do abismo infernal relatadas pelo pescador da obra de Poe, a galeria da Cossoul torna-se agora ela também um vórtice vertiginoso que nos engole e aprisiona numa queda infinita por esta ‘mise en abyme’: é a clausura pura no mundo imagem, é a Descida ao Maelstrom.

Terça a sexta, das 17h às 21h, sábado, a partir das 15h


Local: