Este evento já ocorreu.

África/Europa, Que Futuro Comum Para os Nossos Jovens?

ciência
17 junho 2021
16h00
Embaixada de França
África/Europa, Que Futuro Comum Para os Nossos Jovens?

Os Débats au Palais de Santos estão de volta no dia 17 de junho, desta vez em presencial e com o tema África – Europa, que futuro comum para os nossos jovens?
Contrariamente a uma Europa envelhecida, o continente africano vê a sua população duplicar e rejuvenescer até 2050, onde mais de metade da sua população terá menos de 25 anos. França e Portugal têm ambos uma ligação muito forte com África, devido em grande parte, aos seus antigos passados coloniais. Esta história comum e dolorosa ainda pesa nas memórias e, hoje os jovens destes dois continentes vizinhos olham-se e observam-se sem verdadeiramente se conhecerem.
Como podemos ultrapassar este passado colonial? Quais são as iniciativas que podem ser apresentadas para aumentar os intercâmbios entre os jovens europeus e africanos. São estas questões que os quatro convidados desta segunda edição dos Débats au Palais de Santos irão discutir. O historiador francês Benjamin Stora e a realizadora portuguesa Joana Pontes irão abordar a questão da memória, tema central nas relações entre os dois continentes. A investigadora portuguesa Amélia Polónia e o ex-jogador de futebol franco-ivoriano Siramana Dembélé discutirão a possibilidade de um imaginário comum entre a juventude europeia e africana através dos intercâmbios universitários, do desporto e da cultura.
Os Débats au Palais de Santos são organizados pela Embaixada de França em Portugal e pelo Institut français du Portugal, com a curadoria da prestigiada historiadora Irene Pimentel.O evento será retransmitido online via Zoom. Devido às restrições sanitárias, o acesso à tradução simultânea em presencial será feito através do seu dispositivo móvel. O público deve levar os seus próprios auriculares.

Local: