Este evento já ocorreu.

Abril em Lisboa

A celebrar em casa

artes, ciências, cinema, música
16 abril a 30 abril 2020
vários horários
Abril em Lisboa

Abril em Lisboa é sinónimo de celebração na rua, mas este ano a EGEAC alterou o convite: festejar em casa, com música, humor, fotografia, video mapping e muito mais. 

Assim, entre os próximos dias 16 e 30 assinala-se excecionalmente o mês da liberdade dentro de portas. Com a colaboração de parceiros e artistas, disponibiliza-se no Facebook e no Instagram um conjunto de eventos, entre reposições de vários espetáculos e algumas iniciativas novas. Destaque para o espetáculo de video mapping evocativo dos 45 anos do 25 de abril, realizado pelo OCUBO, para ver ou rever entre os dias 23 e 26 de abril, em vários horários. 

Como habitualmente, o dia 25 de abril será assinalado pelo Museu do Aljube – Liberdade e Resistência com a partilha online de testemunhos escritos ou em vídeo, numa versão diferente dos Dias da Memória. Diariamente põe-se à prova a cultura geral, num novo quiz temático sobre a Revolução dos Cravos. São 15 perguntas (uma por dia) e há uma surpresa no final. Já este domingo, às 16h, pode-se ouvir duas das grandes vozes que passaram pelo Fado no Castelo, nas últimas edições, numa compilação das atuações de Carlos do Carmo e Camané (repete dia 26 às 21h). Nas tardes de quarta feira (dias 12 e 22), a partir das 16h, é a vez dos clássicos de Vivaldi e Bach com o concerto da Orquestra Orbis que encheu a Igreja de São Roque em 201​8.

Neste Abril em Lisboa e em casa, mostram-se também algumas das imagens captadas pelo fotojornalista Bruno Portela para assinalar os 20 anos da Expo’98, integradas na exposição Você Não Está Aqui inaugurada nas Festas de Lisboa de 2018; recordam-se ainda os concertos espontâneos de piano ou a liberdade de dirigir uma orquestra na rua; e pode voltar a rir-se um pouco com o humor de Hugo Van Der Ding, no espetáculo Isto só neste País, apresentado o ano passado, durante o Festival Política.

Vários serviços municipais da Cultura contribuem também para as comemorações com uma galeria de imagens, baseada na coleção de cartazes do arquivo de Neves Águas, ou uma história de Abril relacionada com locais da cidade. Destaque especial para o Quizz 25 Abril, dirigido aos mais jovens onde, utilizando as ferramentas de formulário google, são apresentadas várias fotografias de Alfredo Cunha e de Ana Hatherly, sendo publico alvo convidado a interpretar cada uma delas; e para excertos de uma entrevista a Margarida Tengarrinha sobre o artista plástico José Dias Coelho, realizada na futura Biblioteca de Alcântara, que ficará disponível no dia 25 nas redes sociais das Bibliotecas Municipais de Lisboa.

Também se escolheu uma playlist com músicas de intervenção, portuguesas e estrangeiras e sugerem-se alguns filmes e uma mini-biblioteca de livros revolucionários para ajudar a passar este tempo de quarentena.

Mais informação em EGEAC-Cultura na Rua