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A “Nova Vaga” Inglesa

5 Realizadores | 9 Filmes

cinema
14 agosto a 2 setembro 2020
Cinema Nimas
A “Nova Vaga” Inglesa

A Medeia Filmes propõe um ciclo que inclui 9 filmes de 5 realizadores da British New Wave, a Nova Vaga inglesa, que vão do final da década de 50 até aos anos 60. São eles: Tony Richardson, Karel Reisz , Lindsay Anderson, Richard Lester e Alexander Mackendrick.

Estes jovens realizadores vinham do chamado free cinema dos anos 50, uma das primeiras manifestações de um movimento cultural mais alargado, que incluía sobretudo uma nova geração de escritores que desafiava a ordem social e cultural vigente. Os “angry young men”, como ficaram conhecidos, criticavam as instituições inglesas e as suas obras refletiam o dia-a-dia de personagens também elas anti-establishment da lower-middle-class e da working-class. Estes filmes viriam também a revelar uma nova geração de talentosos atores, entre eles Albert Finney, Alan Bates, Tom Courtenay, Rita Tushingham e Richard Harris.

A meio da década, o foco dos filmes destes realizadores voltou-se para Londres, palco de uma florescente cena musical e da moda. A Swinging London começava a acolher uma série de filmes, alguns deles sobre personagens desajustadas. O entusiasmo à volta de todo este movimento e da cena londrina dos anos 60 levou vários realizadores a querer filmar ali.

A “NOVA VAGA” INGLESA: 5 Realizadores, 9 Filmes | Cinema Nimas

Tony Richardson, Lindsay Anderson, Alexander Mackendrick, Richard Lester e Karel Reisz, “angry young men” da “British New Wave”, trouxeram o cinema para a rua, desafiaram a ordem social e cultural dos anos 50 e 60 e criaram filmes que ainda hoje nos seduzem. Os filmes mais livres do cinema inglês. ? ?‍♀️?‍♂️ A partir de 14 de Agosto no Cinema Medeia Nimas em Cópias Digitais Restauradas

Publicado por Medeia Filmes em Sexta-feira, 31 de julho de 2020

Programa:

The Loneliness of the Long-Distance Runner

De Tony Richardson, com Michael Redgrave, Tom Courtenay, Avis Bunnage, Alec McCowen, James Bolam
Reino Unido, 1962 – 1h44 | Prémios BAFTA 1983 – Ator Promessa (Tom Courtenay)

Adaptação do conto de Alan Sillitoe, um dos “angry young men” da década de cinquenta, sobre Colin Smith, um jovem rebelde da classe trabalhadora internado num reformatório, onde ganha privilégios à conta da sua aptidão para correr maratonas. Durante as suas corridas solitárias, Smith reflete sobre o seu passado e a sua atual condição, representando assim o isolamento generalizado para que a classe trabalhadora fora relegada – um retrato da raiva e do desespero sentido nas cidades industriais até aos dias de hoje. Este tipo de preocupação e consciência social faz de The Loneliness of the Long-Distance Runner um dos mais célebres exemplares da nova vaga do cinema inglês, dando assim continuidade ao movimento do free cinema fundado por documentaristas britânicos nos anos cinquenta.
14 ago: 19h | 18 ago: 21h30 |28 ago: 16h

This Sporting Life

De Lindsay Anderson, com Richard Harris, Rachel Roberts, Alan Badel, William Hartnell
Reino Unido, 1963 – 2h14 | BAFTA 1964 – Melhor Actriz Britânica (Rachel Roberts) |Festival de Cannes 1963 – Melhor Ator (Richard Harris)

Apesar do seu sucesso em campo, um promissor jogador de rugby apercebe-se do vazio que começa a apoderar-se da sua vida à medida que uma profunda angústia se traduz em atos de crescente agressividade. É então que começa a cortejar a sua senhoria na esperança de reencontrar um sentido para a vida. Primeira longa-metragem de ficção de Anderson, This Sporting Life foi produzido por outro ilustre representante da nova vaga inglesa, Karel Reisz. Baseado no livro homónimo de David Storey, o filme foi criado na tradição de realismo poético de Humphrey Jennings, documentarista britânico, e influenciado pelo estilo e audácia da montagem de Alain Resnais.
15 ago: 21h30 | 19 ago: 21h30 | 31 ago: 18h30

A High Wind in Jamaica

De Alexander Mackendrick, com Anthony Quinn, James Coburn, Dennis Price, Lila Kedrova, Nigel Davenport, Isabel Dean
Reino Unido, 1965 – 1h43

Um furacão atinge a Jamaica em 1870. Os Thorntons, pais de cinco crianças, decidem que é altura de enviarem os seus filhos para Inglaterra, onde poderão ter acesso a uma melhor educação. Mas durante a viagem, o navio é atacado por piratas e, acidentalmente, as crianças acabam por partir no navio invasor, cuja tripulação se afeiçoa às crianças. Projeto de longa data do cineasta, esta adaptação do romance homónimo escrito por Richard Hughes em 1929 é o filme mais exuberante visualmente de Mackendrick, e o seu tratamento cuidadoso de temas como a infância, a inocência e a perda garantiram-lhe um progressivo reconhecimento por parte do grande público.
16 ago: 16h30 | 25 ago: 19h | 29 ago: 19h

The Knack… And How to Get It

De Richard Lester, com Rita Tushingham, Ray Brooks, Michael Crawford, Donal Donnelly
Reino Unido, 1965 – 1h25 | Festival de Cannes 1965 – Palma de Ouro; Grande Prémio Técnico (Menção Especial) | Festival de Berlim 1965 – Selecção Oficial Em Competição | Prémios BAFTA 1966 – Seis Nomeações

Colin trabalha como professor em Londres, onde observa – mais do que participa – na revolução sexual dos anos sessenta. Com pouca experiência sexual, ele procura ganhar o “knack”, um jeito ou habilidade para seduzir mulheres. Essa habilidade Colin encontra-a no seu charmoso e confiante amigo, Tolen, que lhe dá conselhos inúteis. Mas quando Colin se apaixona por uma rapariga do campo acabada de chegar à cidade, Nancy, Tolen não tarda a interferir e a entrar no jogo de sedução. Adaptação da farsa homónima da dramaturga natural de Yorkshire, Ann Jellicoe, The Knack… And How to Get It é uma paródia – surpreendentemente ousada – sobre a arrogância masculina perante o sexo oposto nesta era de libertação e exploração.
17 ago: 21h30 | 21 ago: 16h | 1 set: 16h

Ned Kelly

De Tony Richardson, com Mick Jagger, Geoff Gilmour, Clarissa Kaye-Mason, Mark McManus, Serge Lazareff, Peter Sumner
Reino Unido, 1970 – 1h40

Neste conto baseado em factos verídicos passados na Austrália colonial, Mick Jagger faz a sua estreia no grande-ecrã ao interpretar o célebre fora de lei Ned Kelly, que lidera um grupo de bandidos de origem irlandesa em fuga das autoridades britânicas. Um bushranger film – também conhecido como meat pie western ou Australian western –, Ned Kelly tornou-se conhecido por uma história de produção tortuosa e pontuada por escândalos, e adquiriu um estatuto de culto no Reino Unido.
20 ago: 19h | 26 ago: 21h30 | 30 ago: 13h

Saturday Night and Sunday Morning

De Karel Reisz, com Albert Finney, Shirley Anne Field, Rachel Roberts, Hylda Baker, Norman Rossington
Reino Unido, 1960 – 1h29 | Prémios BAFTA 1961 – Melhor Filme Britânico; Melhor Actriz Britânica (Rachel Roberts); Maior Promessa para Papéis Principais (Albert Finney)

No seguimento do trabalho documental que realizara nos anos cinquenta sob o signo do free cinema, o cinema de ficção de Reisz mantém o seu foco na juventude marginalizada da classe trabalhadora, revelando uma mesma dimensão realista e preocupação social. Em Saturday Night and Sunday Morning, o nosso (anti-) herói é Arthur Seaton, mais um “angry young man” cujo grito de ordem “Don’t let the bastards grind you down!” se tornaria um símbolo da nova vaga inglesa. Interpretado por Albert Finney, Seaton representa uma personagem-arquétipo que, chegados ao início da década de 60, se tornara familiar para as audiências britânicas.
22 ago: 21h30 | 28 ago: 19h | 31 ago: 21h30

Sweet Smell of Success

De Alexander MacKendrick, com Burt Lancaster, Tony Curtis, Susan Harrison, Martin Milner, Jeff Donnell, Sam Levene
EUA, 1957 – 1h36

Sidney Falco, um agente de imprensa em decadência financeira e moral, tem vindo a ter dificuldade em ver os seus clientes mencionados na influente coluna de jornal de J.J. Hunsecker, por ter falhado a sua promessa de arruinar a relação que a irmã de Hunsecker mantém com um músico de jazz. Sweet Smell of Success, primeiro filme de MacKendrick em Hollywood, é tido por muitos como o filme americano simultaneamente mais perspicaz e mais cínico dos anos cinquenta. Foi escrito pelo famoso argumentista, Ernest Lehman, e pelo célebre dramaturgo de esquerda, Clifford Odets. Trata-se de uma análise sórdida do meio das relações públicas e do jornalismo, que invoca um mundo de crescente histeria e desilusão mordaz.
23 ago: 15h15 | 27 ago: 21h30 | 1 set: 21h30

If…

De Lindsay Anderson, com Malcolm McDowell, Richard Warwick, Christine Noonan, David Wood, Robert Swann
Reino Unido, 1968 – 1h51 | Festival de Cannes 1969 – Palma de Ouro

If… é uma ousada visão anárquica da sociedade britânica, cuja acção decorre num colégio interno na Inglaterra do final dos anos sessenta. Com Malcolm McDowell, futura de vedeta de A Clockwork Orange, no papel de Mick Travis, o filme é um retrato das revoltas da juventude que tiveram lugar ao longo da década, assim como um estudo sobre as suas causas. Na ficção, Travis incita os seus colegas de escola a insurgir-se contra o sistema disciplinar e hierárquico vigente, e eventualmente torna-se o líder violento das lutas de poder entre estudantes e as autoridades. Misturando a cor e o preto e branco de forma tão audaz quanto mistura fantasia e a realidade, If… continua a ser um dos gritos rebeldes mais inesquecíveis do cinema.
24 ago: 21h30 | 30 ago: 18h30 | 2 set: 16h15

A Taste of Honey

De Tony Richardson, com Dora Bryan, Robert Stephens, Rita Tushingham, Murray Melvin, Paul Danquah
Reino Unido, 1961 – 1h41 | Festival de Cannes 1962 – Melhor Atriz (Rita Tushingham ); Melhor Ator (Murray Melvin) | Prémios BAFTA 1962 – Melhor Filme Britânico; Melhor Argumento Britânico; Melhor Atriz Britânica (Dora Bryan); Melhor Atriz Promessa (Rita Tushingham) | Festival de Karlovy Vary 1962 – Melhor Filme

Uma adolescente insatisfeita procura um sentido para a vida numa Manchester economicamente desesperada, e deve confrontar-se com uma gravidez indesejada e uma série de relações tumultuosas. Adaptação da peça homónima de Shelagh Delaney (1958), que Richardson havia encenado na Broadway, A Taste of Honey é um exemplar do chamado kitchen sink realism, que se revela em ousadas reflexões sobre sexualidade, relações de género, de raça e de classe. Influenciado pela fotografia a preto e branco da nouvelle vague francesa e pelo estilo vérité do free cinema, o filme é amplamente considerado o melhor de Richardson, sendo também aquele que mais sucesso comercial teve.
29 ago: 21h30 | 2 set: 18h30


8 € - bilhete normal

Local:

Avenida 5 de Outubro 42B 213 574 362 medeiafilmes.com

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