A Importância de Ser Alan Turing
Miguel Bonneville
Com A Importância de Ser Alan Turing, Miguel Bonneville prossegue o projeto de uma série de espectáculos sobre as vidas e obras de artistas e pensadores cuja importância tem sido vital no seu percurso artístico.
Esta nova criação, desenvolvida em residência no âmbito do Verão Azul em 2020, toma como ponto de partida Alan Turing (1912-1954) – matemático, criptoanalista e cientista da computação de primeira geração. Mais conhecido por ter ajudado a decifrar os códigos da máquina alemã Enigma durante a II Guerra Mundial, evitando que a guerra se prolongasse por mais tempo, Turing foi também pioneiro na proposta da inteligência artificial. Em 1952, o cientista enfrentou um processo criminal por atos homossexuais, considerados então de “indecência grave”. Foi condenado e castrado quimicamente. Morreu dois anos depois por envenenamento com cianeto – não se sabe se de forma acidental ou deliberada. Depois de uma campanha na internet, em 2009 recebeu desculpas públicas do governo britânico e, em 2013, da rainha Isabel II.
Espetáculo inserido no Festival Temps d'Images/ Momento II.
Ficha técnica:
Teatro do Silêncio. Miguel Bonneville, direção, música original, texto e interpretação; Clothilde, cocriação e interpretação.
Local: