Este evento já ocorreu.

A Diáspora Judaica Portuguesa (séculos XV-XXI)

ciências
12 outubro a 29 outubro 2022
Biblioteca Palácio Galveias
A Diáspora Judaica Portuguesa (séculos  XV-XXI)

Em 1497, os judeus de Portugal foram forçados a converter-se ao cristianismo. Alguns arriscaram emigrar, sobretudo após a criação da Inquisição (1536) que os perseguiu, acusando-os da prática, em segredo, da religião judaica.  Surge assim a diáspora judaico-portuguesa que, do século XV ao século XVIII, vai ter um papel significativo nas profundas transformações que conduzira o Ocidente à modernidade.

A exposição A Diáspora Judaica Portuguesa (séculos XV-XXI): Cristãos-novos, cripto judeus, marranos, “Gentes da Nação” pretende demonstrar como, apesar da dispersão geográfica e religiosa, esta diáspora conservou uma relativa coesão cujos fatores de unidade se exprimem através da língua, da literatura, da liturgia, da arquitetura, dos patronímicos ou ainda da arte funerária. Embora de natureza compósita, a diáspora judaico-portuguesa partilha uma comunidade de destino e leva ao surgir de uma forma de pertença coletiva única, designada pelo termo “A Nação”, que perpetua a memória dos seus vínculos judaicos e portugueses.

A versão portuguesa da exposição é uma iniciativa da Associação Hagadá, responsável pela criação e gestão do Futuro Tikvá – Museu Judaico Lisboa, em parceria com a Editora Chandeigne (Paris, França).

Visita e conversa com a autora Lívia Parnes
13 e 14 de outubro, às 17h | Mediante inscrição prévia e sujeita a confirmação: tikva@mjlisboa.com

Visita orientada com Margarida Barros (coordenadora do serviço educativo do Tikvá Museu Judaico de Lisboa)
15, 20, 22, 27, 28, 29 out, às 15h30 e às 17h
Mediante inscrição prévia e sujeita a confirmação: tikva@mjlisboa.com


Local: