“A Gente Rio” de Carolina Caycedo

Coletivo Climático

artes, ciência, cinema
30 junho a 24 setembro 2021
“A Gente Rio” de Carolina Caycedo

Com A Gente Rio, 2016, Carolina Caycedo aborda a violência socioambiental resultante da construção de barragens hidroelétricas no Brasil – e os movimentos de resistência populares que se lhe seguiram.

Para este projeto, Caycedo viajou pelos locais em causa e reconstruiu-os com imagens de satélite, documentos e desenhos, criando com este filme um enquadramento multissensorial que permite entender o impacto ambiental destas barragens nas regiões circundantes. As histórias pessoais e os objetos que as ecoam, como as redes de pesca artesanais, atestam o conhecimento coletivo que resultou de profundas perturbações do território e apontam para a busca de modos de vida alternativos fora, e para lá, da infraestrutura energética imposta pelo desenvolvimento colonizador perpetrado pelo estado e pelas empresas.

Como parte do programa Clima: Emergência > Emergente, a acontecer entre abril e dezembro de 2021, o Coletivo Climático (T. J. Demos, Molemo Moiloa, Susan Schuppli e Paulo Tavares) comissariou uma série de vídeos com exibição online que inclui trabalhos de uma variedade de profissionais locais e internacionais, em torno dos temas abordados pelo coletivo ao longo dos próximos meses. A Gente do Rio de Carolina Caycedo estará disponível para visualização online no maat.ext Cinema até 24 setembro, 2021.

Mais informação aqui