Este evento já ocorreu.

Yamato Toji

Workshop online

artes
20 fevereiro 2021
10h00
Yamato Toji

As diversas formas de livros japoneses surgiram quase todas na China. No entanto a Yamato-Toji tem particularidades exclusivamente nipónicas. Este tipo de encadernação usa fitas achatadas ou tiras de papel em vez de corda. São ainda reforçados os cantos da lombada. É também aplicado um papel ou tecido em padrão colorido nas capas. Hoje em dia a YamatoTtoji é usada para livros de honra em cerimónias como casamentos ou outras celebrações no Japão.
Neste workshop cada participante construirá o seu próprio livro, recorrendo a técnicas e materiais de encadernação. Este workshop distingue-se de outros porque serão feitas as próprias fitas de papel e será também demonstrada a técnica de criar tela de encadernação a partir de tecido e papel para forrar as capas.
Este workshop, ministrado por Nic e Inês, será transmitido em tempo real a partir do Museu do Oriente, através da plataforma zoom. Para aceder, o participante só precisa de um telemóvel, tablet ou computador e uma boa ligação à internet. Cada participante receberá um link e password para se juntar à sessão no dia e hora marcados. Se tiver alguma dúvida, existem técnicos disponíveis que auxiliarão cada participante a colocar-se online e também estarão disponíveis para esclarecer qualquer dúvida.

20 de fevereiro, das 10h às 13h



35 €