O Senhor Ibrahim e as Flores do Corão

Teatro Meridional

teatro
13 janeiro a 7 fevereiro 2021
qua: 20h; qui: 20h; sex: 20h
Teatro Meridional
O Senhor Ibrahim e as Flores do Corão

Na Rua Bleue, na Paris dos arrabaldes, um rapazinho judeu torna-se amigo do velho merceeiro árabe da rua, o Sr. Ibrahim, aquele que diz “árabe” significar “mercearia aberta”. Através desta relação improvável, o jovem, que o merceeiro apelida de Momo, inicia um conjunto de viagens iniciáticas, compreendidas nos prostíbulos do bairro, na Paris dos postais turísticos, na paisagem marítima da costa da Normandia ou numa derradeira jornada até à casa do Sr. Ibrahim, na Turquia.

A solo, acompanhado à viola e piano pelo músico Rui Rebelo, Miguel Seabra narra esta história de amizade e tolerância, protagonizada por duas personagens separadas pela idade e pelo credo, mas unida pelo poder dos sentimentos e das emoções. Um espetáculo belo e singular, que Seabra e Natália Luiza, diretores artísticos do Teatro Meridional, escolheram para assinalar os 20 anos da companhia residente na Rua do Açúcar, junto ao Palácio da Mitra.

Estreado na edição de 2012 do Festival de Almada, O Senhor Ibrahim e as Flores do Corão mereceu o Prémio do Público e valeu ao Meridional o aplauso muito especial do então diretor do festival, Joaquim Benite, que “se mostrou agradavelmente surpreendido com a opção deste texto de Eric-Emmanuel Schmitt surgir apenas protagonizado por um ator de uma forma tão emotiva e arrojada”. O espetáculo marcou ainda um saudado regresso de Miguel Seabra aos palcos, após dois anos de interregno, e é um dos maiores sucessos nacionais e internacionais da companhia.  FB

Ficha técnica:

Teatro Meridional. Eric-Emmanuel Schmitt, texto; Miguel Seabra, versão cénica e encenação; Miguel Seabra e Rui Rebelo, interpretação.


6 € e 12 €

Local: