Este evento já ocorreu.

Não se deixem enganar!

Um conto panfletário de 2019

literatura, teatro
1 junho a 5 junho 2020
vários horários
Não se deixem enganar!

Não se deixem enganar! Um conto panfletário de 2019 é o novo conto musicado de Sérgio Pelágio para as Histórias Magnéticas, projeto de cruzamento entre música, literatura e teatro dirigido à infância. Este conto será apresentado pela primeira vez, a partir do LU.CA – Teatro Luís de Camões, a 1 de junho, Dia Mundial da Criança, pelas 18h.

Depois de seis histórias magnéticas inspiradas por vozes tão distintas quanto Clarice Lispector, Umberto Eco ou Alice Vieira, ao cabo de 10 anos, o músico Sérgio Pelágio sentiu que faltava ao seu repertório a experiência de um conto original. Assim surgiu de sua autoria Não se deixem enganar! – um conto panfletário de 2019, com composição musical original para guitarra por Sérgio Pelágio e narração da actriz Isabel Gaivão.

Não se deixem enganar! – um conto panfletário de 2019 fala sobre uma criança que viveu a transição do fascismo para a democracia em Portugal e que por isso sabe que não há pior do que viver sob um regime como o antigo. Esta criança com agora 50 anos, apercebe-se que a história da sua família antifascista, parecida com tantas outras, não pode ser esquecida e deve ser contada aos seus filhos como um exemplo de coragem e crença inquestionável na Liberdade, valor primordial da vida mas eternamente ameaçado. Uma homenagem à geração de pais e mães nascidos nos anos 1930 do século XX que, sem procurarem um lugar na História, protagonismo político ou de qualquer outra espécie, nunca se resignaram, arriscaram a vida, passaram pela prisão, exilaram-se e foram perseguidos para que hoje nós possamos viver num país melhor.

Esta nova história magnética continuará disponível online até ao dia 5 de junho nas redes sociais e website do teatro.

https://www.youtube.com/watch?v=DAKvC0yOTJc