Este evento já ocorreu.

7.doc

O DocLisboa no Cinema Ideal

cinema
25 junho a 1 julho 2020
Cinema Ideal
7.doc

O Doclisboa, em parceria com o Cinema Ideal, apresenta o 7.doc que exibe, durante uma semana, sete filmes estreados na edição do festival Doclisboa em 2019.

25 junho | Com a presença dos realizadores

A Story from Africa + Sonhámos um País (Sessão dupla)

A Story from Africa
De Billy Woodberry
2019, PORTUGAL, 33’
Na sequência da resolução da Conferência de Berlim de 1885 quanto à divisão de África, o exército português usa um oficial talentoso para registar a ocupação efetiva do território conquistado em 1907 ao povo cuamato, no sul de Angola. A Story from Africa dá vida a este arquivo fotográfico raramente visto através da história trágica de Calipalula, o fidalgo cuamato que foi decisivo no desenrolar dos eventos desta campanha de pacificação portuguesa.

Sonhámos um País
De Camilo de Sousa e Isabel Noronha
2019, PORTUGAL, MOÇAMBIQUE, 70’
No início dos anos 70, Camilo de Sousa saiu de Lourenço Marques, Moçambique, andou pela Europa, juntou-se aos guerrilheiros da Frelimo e tornou-se cineasta. Hoje, a viver em Portugal, regressa a Moçambique para reencontrar dois camaradas de armas. Com Aleixo Caindi e Julião Papalo ele rememora tempos antigos, quando a alegria da libertação deu lugar aos tempos negros em que a procura do “homem novo” veio destruir os sonhos e as ilusões de um país.

26 junho

Un Film Dramatique
De Eric Baudelaire
2019, FRANÇA, 115’
O que estamos a fazer em conjunto? Uma pergunta recorrente para os estudantes do grupo de cinema da escola de Dora Maar e para Éric Baudelaire, que trabalhou com eles durante quatro anos, a partir da sexta classe. Responder a esta questão política, que envolve representações de poder, violência social e identidade, levou-os a procurar uma forma cinematográfica que faça justiça à singularidade de cada estudante, mas também à substância do grupo.

27 junho

143 rue du désert
De Hassen Ferrani
2019, ARGÉLIA, FRANÇA, CATAR, 104’
No meio do Saara argelino, uma mulher escreve a sua história. Acolhe camionistas, seres errantes e sonhos para um cigarro, um café ou uns ovos… Chama-se Malika.

29 junho

This Film is About Me
De Alexis Delgado Búrdalo
2019, ESPANHA, 62’
Renata e Alexis estão a fazer um filme juntos. Ela é uma colaboradora fascinante e carismática, pronta a atuar sempre que Alexis a vem visitar na penitenciária a que chama casa. No entanto, Renata não está tão inclinada a discutir o homicídio que a levou para lá. Um retrato assombroso e criativo do arrependimento.

28 junho

Santikhiri Sonata
De Thunska Pansittivorakul
2019, TAILÂNDIA, ALEMANHA, 75’
O filme foi rodado numa zona chamada Santikhiri, que significa “a colina da paz”. Após a chegada ao poder do governo do general Prem, nos anos 1980, foi tudo – drogas, comunismo, corrupção, tráfico humano e pessoas apátridas – suprimido por completo, para promover a ordem e a paz. “Quando era miúdo, a TV estava cheia de propaganda, inculcando na cabeça das pessoas que o governo militar protegia o país de várias ameaças. A ilusão e o orgulho inabaláveis no facto de o país nunca ter sido colonizado moldaram com sucesso o nosso nacionalismo cego.” (Thunska Pansittivorakul)

 

30 junho

61. La verdad interior
De Sofía Brito
2019, ARGENTINA, 69’
O filme revela o processo de criação de TELEMUNDO (exibido na secção Riscos), um filme colaborativo realizado por James Benning e protagonizado por ele e Sofía Brito. É uma viagem, uma entrevista. O vínculo entre um realizador de cinema com um grande percurso e uma jovem atriz, que se lança a retratar o processo criativo que se estabelece entre ambos. Um filme-ensaio na qual estes dois seres encontram formas de ultrapassar as barreiras da língua.

1 julho

Um Filme de Verão
De Jo Serfaty
2019, BRASIL, 96’
Durante o Verão, Karol, Junior, Ronaldo e Caio estão no último mês de aulas numa escola pública do Rio de Janeiro. Quando as férias chegam, a temperatura alcança 40 graus. Imersos nos fios emaranhados que cobrem o céu da favela e os súbitos apagões, estes quatro jovens são afetados pela crise da cidade e reinventam-se diante da adversidade.

Durante o mês de junho, e dada a limitação do número de lugares (utilização de uma em cada duas filas e dois lugares de distância entre espectadores não co-habitantes) pede-se que seja feita sempre a reserva de bilhete pelo telefone ou email do cinema.



5 € - durante o mês de junho
10 € - Bilhete de apoio ao Cinema Ideal

Local: