Maria de Vasconcelos

"As Canções da Maria" vão ao Coliseu

Maria de Vasconcelos

Desde que Maria de Vasconcelos descobriu a guitarra, já lá vão algumas décadas, que a elegeu como a melhor companhia em tempos felizes e o melhor calmante em tempos conturbados. Quando as filhas entraram para a escola, Maria começou a escrever e a compor canções sobre as matérias escolares, para que elas pudessem aprender mais depressa e de forma mais fácil. Foi assim que nasceram As Canções da Maria, dedicadas à Matemática, Língua Portuguesa, Estudo do Meio e História. No dia 27 de março, Maria de Vasconcelos leva as suas Canções ao Coliseu dos Recreios para um espetáculo que é uma “espécie de musical.”

Começou este projeto para ajudar as suas filhas a estudar…

É verdade. Quando a Mathilde tinha 4 anos (hoje tem 17), chegou da escola a falar sobre os planetas e eu fiz uma canção sobre o Sistema Solar. Depois fiz canções sobre o corpo humano e, quando ela ia começar a aprender a ler, fiz uma sobre os ditongos. A Manon, dois anos mais nova, ia aprendendo também. As canções fizeram tanto sucesso na escola que resolvi exportar o conceito para fora das portas da nossa casa. Se as canções ajudavam as nossas filhas, também poderiam ajudar outras crianças, porque “Tudo é mais fácil a cantar!”

Que feedback tem tido ao longo dos anos por parte dos pais?

É maravilhoso! As crianças adoram, os pais, os avós, os professores, os educadores. Nos concertos cantam todos. Os professores usam nas aulas, dizem-nos que é mais fácil e que lhes sobra tempo para outras coisas e para brincar. Há professores que vêm sozinhos aos concertos porque gostam. Os pais contam que os filhos aprendem depressa, que se divertem, que fazem concertos com eles em casa. Imensos nos contam que os filhos lhes pedem para visitar locais onde se passaram acontecimentos históricos importantes, e que à nossa conta já deram a volta a Portugal a ver castelos e palácios. Outros agradecem as tabuadas e a ortografia. Também nos contam que meninos com necessidades especiais, que não falam, cantam As Canções da Maria. É muito gratificante. Mas o melhor de tudo é quando um menino nos diz que, graças às nossas canções, aprendeu imensas coisas e teve muito boa nota nos testes. É exatamente para isso que eu faço estas canções. Recebo muitos vídeos e mensagens de muitos pais. Os miúdos são geniais. Adoro!

Há matérias mais chatas de aprender, ou que as crianças não gostam tanto. É mais fácil aprender a cantar?

Sim, tudo é mais fácil a cantar. Por exemplo, eu acho a História uma matéria fascinante, mas decorar datas, locais, nomes, acontecimentos, pode ser bem complicado. A cantar, contando uma história, é muito mais fácil do que apenas a ler. Com as nossas canções há vídeos em desenho animado e imagens reais, e esse apoio visual, acompanhado com a leitura dos livros de As Canções da Maria torna tudo muito mais rápido e simples. E isto aplica-se também aos muitos temas que temos da Língua Portuguesa, da Matemática e do Estudo do Meio. O meu objetivo é descomplicar e arranjar truques que facilitem a aquisição de conhecimentos. A tabuada, outro exemplo, é um bico de obra para muitas crianças e adultos. Nós temos canções para todas as tabuadas e, para além dos meninos, há muitos pais que nos dizem que finalmente as aprenderam.

Há disciplinas (ou matérias) mais difíceis de transformar em canção?

Já me pediram para fazer canções sobre físico-química. Suponho que não deve ser nada fácil tal tarefa. Quem sabe um dia?

Há algum tema que lhe tenha dado mais prazer trabalhar?

Adorei fazer o Especial História de Portugal, particularmente a canção As invasões francesas e as expressões idiomáticas portuguesas; gosto muito das nossas canções sobre a ortografia, gosto muito do RAP das tabuadas dos 7, 8 e 9, mas talvez a que mais me entusiasma é a Contar pelos dedos, uma bela “rocalhada” que ensina a somar sem ter de, justamente, contar pelos dedos.

Depois de alguns adiamentos, As Canções da Maria vão, finalmente, subir ao palco do Coliseu dos Recreios. O que é que os mais pequenos podem esperar do espetáculo?

O tema principal será a História de Portugal, mas bem misturada com muitas canções dos dois primeiros livros/CD/DVD que atravessam todo o 1.º ciclo. Será uma espécie de musical, trocamos várias vezes de roupa, teremos projeções, cenário e adereços a condizer, o Xavier (o pai das manas M), que em palco é o Mathias, tem um papel muito cómico que os miúdos adoram. Vai ser um belo espetáculo.

Até agora lançou três livros, CDs e DVDs. Para quando um novo trabalho?

As Canções da Maria, As Canções da Maria II e As Canções da Maria –Especial História de Portugal, todos têm os três suportes. Já está na calha o próximo. Vai ser outro “Especial”. Um dia destes contamos novidades.