Luccas Neto

e a Escola dos Aventureiros na Altice Arena

Luccas Neto

Se para os mais pequenos Luccas Neto dispensa apresentações, o mesmo pode não acontecer com os pais, por isso nós damos uma ajuda. Luccas é um empresário e youtuber luso-brasileiro, filho de mãe portuguesa, que começou por criar vídeos para entreter a criançada. Neste momento, o seu canal - o Luccas Toon - já ultrapassa os 35 milhões de subscritores, o que faz dele uma das maiores personalidades do entretenimento brasileiro. A par disso, Luccas também escreve livros e guiões, realiza e atua nos seus filmes e tem uma marca de merchandising com o seu nome. Em novembro, traz a Lisboa Luccas Neto e a Escola dos Aventureiros, um musical para toda a família.

O Luccas é o maior influenciador infantil do Brasil e uma das pessoas mais poderosas da internet brasileira. Como é ser o ídolo de milhões de crianças e jovens?

Fico muito feliz com esse reconhecimento ao meu trabalho! Estou em constante processo de aprendizado e renovação, para poder entregar o meu melhor para meu público.

O que deseja transmitir às crianças através do seu trabalho?

Acredito que a minha missão com as crianças é contribuir de alguma forma positiva em seus desenvolvimentos. O meu trabalho vem como uma forma de ajudar naquilo que elas aprendem na escola, mas também dar suporte aos pais e tutores ao falar sobre valores morais, sobre a importância da educação, do respeito, do amor e da amizade.

Qual é o maior desafio de trabalhar para um público infantojuvenil? É um público muito exigente?

O maior desafio é levar um conteúdo que seja atrativo para eles, mas de uma maneira responsável. Por isso, conto com o apoio de uma equipa de profissionais que avaliam e aprovam tudo o que é produzido pela Luccas Toon. As crianças de hoje em dia são mais exigentes sim no que consomem, então é preciso estar sempre atualizado em tendências, nas novidades e no que as tem atraído e, com base nisso, formular algo que una tudo isso ao meu conteúdo.

A fama tem certamente um lado bom e outro mau. Qual é a parte mais difícil de gerir?

Eu gosto de focar no lado bom! A fama abre-me portas incríveis e dá-me o poder de produzir conteúdos e desenvolver projetos que vão totalmente ao encontro da minha missão, que é entreter e ajudar na educação das crianças.

De que forma é que a pandemia afetou o seu trabalho? Sentiu-se mais inspirado ou, por outro lado, sem motivação?

Tivemos que parar com as produções por um período, pois tivemos lockdown no Brasil também. Então, houve um processo de adaptação do trabalho que desenvolvemos aqui. Quando começámos a ter uma flexibilização, adaptamo-nos às novas medidas e a ter uma parte da equipa em home office. O meu processo criativo em si, cresceu! Consegui ter novas ideias, trazer outros projetos que estavam estacionados à tona novamente. Então, avalio como um período produtivo.

É dono de um canal Youtube – o Luccas Toon – com mais de 35 milhões de subscritores, produz filmes, atua neles, faz espetáculos, inclusive no estrangeiro, e ainda tem a sua marca espalhada por merchandising, como livros, jogos, bonecos, roupa… O que ainda lhe falta fazer?

Ainda tenho alguns sonhos! Um deles é levar meus filmes para os cinemas. A minha equipa e eu já estamos a trabalhar nisso e em breve levaremos a história de Os Aventureiros para os grandes ecrãs no Brasil. Também quero expandir o meu trabalho internacionalmente.

Em novembro, atua pela primeira vez em Portugal e traz consigo os seus companheiros, Os Aventureiros. O que é que as crianças portuguesas podem esperar deste espetáculo?

A minha família é de Portugal e tenho um carinho especial por esse país. As crianças portuguesas podem esperar um espetáculo mágico, com música, diversão, risadas e boas lições que elas levarão para a vida!

Num futuro próximo, para além dos vídeos para o Youtube, que outros projetos tem agendados?

Acabo de lançar mais um filme para as lojas on demand. Este é o décimo segundo da minha carreira. Também vem o filme do cinema e estou a trabalhar em mais alguns projetos. Vem bastante coisa legal por aí!