Gira o disco

Espaços recentes para comprar vinil

Gira o disco

No pós-confinamento, é urgente sair de casa para fazer o que mais gostamos, como por exemplo comprar discos. Em tempos recentes, Lisboa viu aumentar a oferta de espaços feitos por gente e para gente que gosta de ouvir música em suportes físicos, com o surgimento de uma loja dedicada a vinis de colecionador, outra de oferta generalista suportada por um extenso fundo de catálogo, uma terceira especializada nos géneros punk e hardcore, e finalmente, uma loja de jazz que muita falta fazia à cidade.

Chasing Rabbits

Rua do Sol ao Rato, 61A | chasingrabbitsrecordstore.com

Existem desde novembro de 2019, após transformação do espaço onde antes funcionava um ateliêde arquitetura de cozinhas. Coincidência ou não, a gastronomia é outro dos negócios da Chasing Rabbits: refeições ligeiras de um lado e montra de vinis do outro. O primeiro confinamento foi aproveitado para criar o siteda loja e uma página Discogs, e também para se expandirem para o pátio das traseiras, uma área especialmente agradável em noites amenas. A música que vendem abarca os géneros pós-punk, new-age, indie rock e eletrónica, e,fazendo justiça ao nome da loja, inspirado na canção mais famosa dos Jefferson Airplane, não se cansam de procurar edições criteriosamente escolhidas e raras.

Tubitek

Rua do Crucifixo, 79 | compactrecords.com

Um milhão de discos em stock dão uma ideia da robustez da marca Tubitek que, antes de estar em Lisboa, já tinha lojas em Leiria, Porto e Braga. Chegaram para ter sucesso e com conhecimento de um negócio que continua a fidelizar clientes, os de sempre e os novos. Dois confinamentos no ainda curto espaço de existência da Tubitek Lisboa limitam a possibilidade de fazer balanços, mas as vendas nunca pararam (encomendas por email com envio para casa), e a marca continuou a assegurar exclusivos em Portugal de edições vinil de tiragem reduzida, daquelas que esgotam depressa. A Tubitek Lisboa ainda está a ser descoberta, pelos lisboetas e pelos clientes do resto do país, que, apanhados de surpresa pela pandemia, sofreram perturbações profundas nos seus hábitos de vida. A loja está nova, como nos primeiros dias.

Neat Records

Rua Rebelo da Silva, 55B

A sociedade que dá origem à Neat Records surge na sequência do primeiro confinamento. Rafael fechou a loja de discos que tinha no Intendente e associou-se a Eduardo, amigo de longa data e grande dinamizador da venda de discos online. Beneficiando da quebra no valor das rendas em Lisboa abriram a atual loja. A especialidade são várias, como se costuma dizer popularmente. Classic rock, metal, e punk/hardcore, sendo este último género aquele em que a Neat Records afirma a sua individualidade. O balanço de porta aberta registou sete meses a funcionar e dois meses parados. O recomeço é, ali, praticamente um começo. Enquanto o site(em preparação) não é disponibilizado, todos os interessados em raridades e discos em segunda mão, ficam a saber que têm mais uma loja onde se podem dirigir.

Jazz Messengers

Lx Factory. Primeiro piso da Livraria Ler Devagar

Em Barcelona existe, há 40 anos, uma loja de referência chamada Jazz Messengers. Lisboa tinha, no género, a Trem Azul que fechou portas. Foi também para suprimir essa orfandade que os responsáveis da Jazz Messengers, que tal como a congénere catalã tem ligações à distribuidora de discos Distrijazz, resolveram abrir um espaço dedicado ao jazz, ainda que disponham de seleções cuidadas de música clássica e música brasileira. A abertura prevista para a sexta-feira, 13 de março, do ano passado, foi abortada pelo estado de emergência. Abriram meses depois, para voltarem a fechar ao fim de meio ano de funcionamento. Estão agora a experimentar uma segunda reabertura e contam finalmente poder tirar partido de um trabalho mais regular e das valências especiais do espaço Ler Devagar, onde existe uma galeria equipada para apresentações de música ao vivo.