Essa vontade de ver teatro…

O Dia Mundial do Teatro volta a celebrar-se em casa

Essa vontade de ver teatro…

Infelizmente, não é inédito! Pelo segundo ano consecutivo, o Dia Mundial do Teatro vai ser celebrado em casa, à distância das salas de espetáculos, dos palcos e dos artistas de que tanto gostamos. A essa vontade de ver teatro, várias instituições culturais da cidade respondem com transmissões online de espetáculos, performances ou conversas que podem ser acompanhadas a partir de casa. A Agenda Cultural de Lisboa deixa-lhe algumas sugestões para um mui teatral sábado, 27 de março.

A partir do Teatro Municipal São Luiz, Anabela Mota Ribeiro e André e. Teodósio voltam a programar mais uma edição de Estar em Casa, uma iniciativa geralmente concebida para promover a ocupação artística de todo o edifício do teatro do Chiado, que este ano, por motivos óbvios, surge em formato online. Sob o mote Pretend it’s a Life, a oferta é tão generosa que não cabe num só dia, e se estende para domingo.

A partir do site do evento, basta proceder a um simples registo, sem qualquer tipo de custo associado, e deixar-se Estar em Casa. Espetáculos, performances, cinema, visitas guiadas, aulas, oficinas, leituras, conversas e até um consultório astrológico, fazem parte de uma programação tão eclética que não deixa nenhum tipo de público de fora. Como a festa é do teatro, sugerimos, como é evidente, que aproveite os dois dias para ver Os Filhos do Mal, de André Amálio, e Se eu fosse Nina, de Rita Calçada Bastos, com Carla Maciel. No dia 27, e só mesmo neste Dia Mundial do Teatro, sugere-se #THISPERSONDOESNOTEXIST, uma inédita performance duracional e efémera, que conta com a intervenção de muitos dos cúmplices deste programa, como o Teatro Praga, o Cão Solteiro, a Plataforma285 e os artistas João Estevens, Ana Rita Teodoro, João Fiadeiro, Daniel Pizamiglio, Sónia Baptista e Mónica Calle. Anote bem na agenda: começa às 14 horas, e vai durar até às 23.

‘By Heart’ de Tiago Rodrigues ©Magda Bizarro

D. Maria II elege a literatura

como protagonista do Dia Mundial do Teatro

O Teatro Nacional D. Maria II abre as suas portas neste Dia Mundial do Teatro através da sua página do Facebook. Logo a partir das 10 da manhã, o ator António Fonseca inicia a maratona de leitura da obra magna da literatura portuguesa, Os Lusíadas de Luís Vaz de Camões. “Ditos na íntegra, verso por verso, estrofe por estrofe, episódio por episódio, canto por canto”, naquela que será uma maratona de mais de oito horas para descobrir novos encantos nesse inesgotável e intemporal “marco do património cultural português.”

À noite, a partir das 21 horas, em direto, o pano sobe para reencontrar By heart, de Tiago Rodrigues, um dos espetáculos mais internacionais do teatro português que, depois da sua estreia em Lisboa, em 2013, já percorreu o mundo inteiro, com centenas de apresentações. Homenagem à literatura, Rodrigues propõe-se a ensinar a 10 voluntários da plateia um poema. Enquanto os ensina, o autor e ator “vai desfiando histórias sobre a sua avó quase-cega misturadas com histórias sobre escritores e personagens de livros que, de algum modo, estão ligados à sua avó e a ele próprio.”

A Junta de Freguesia de Santo António homenageia os artistas de teatro renomeando a toponímia de cerca de 130 ruas.

Uma conversa sobre teatro

e um passeio higiénico na Avenida

No sábado, a partir das 15 horas, é transmitido no site e redes sociais do Teatro do Bairro Alto mais um episódio do ciclo de conversas Histórias do Experimental, coordenado por André e. Teodósio. Desta feita, o ponto de partida para a conversa é uma cena do filme O Outro Teatro –  filmado por António Macedo, entre 1976 e 1977, durante a grave crise que afetou o setor artístico em Portugal –, em que um balão rodopia no ar e pode ser entendido como uma metáfora para o teatro experimental em Portugal.

Se a regra é para ficar em casa, e de preferência a ver teatro (há muitas mais propostas ao dispor no mundo digital), lembre-se que pode sempre fazer uma pausa e optar por um passeio higiénico. Para os moradores na Freguesia de Santo António fica a sugestão de passear pelas imediações da Avenida da Liberdade, e ver como a junta de freguesia decidiu assinalar o Dia Mundial do Teatro, renomeando a toponímia da zona com os nomes de vários artistas portugueses.