A playlist do nosso confinamento

Música para a quarentena

A playlist do nosso confinamento

Estar confinado ao lar não tem de ser uma chatice. Se há coisa que a quarentena nos trouxe foi tempo. Para pensar, para fazer, mas também para escutar. Na verdade, poderíamos dizer que o coronavírus merece uma playlist. A Agenda Cultural de Lisboa fez a sua própria banda sonora para ouvir  nesta altura (e que serviu de companhia enquanto este texto foi redigido). Porque por mais irónico que seja o tempo que vivemos, há sempre uma canção para lhe fazer frente.

Estamos em quarentena. Isolados, separados fisicamente. O confinamento pode ser doloroso, não vamos mentir. No entanto, com música tudo se torna mais fácil.

Numa altura em que todos estamos a tentar Stayin’ Alive (Bee Gees), há que seguir algumas New Rules (Dua Lipa). Na fila do supermercado, por exemplo, diga a quem se aproximar demasiado: Don’t stand so close to me (The Police). Também não se pode esquecer de lavar bem as mãos, pois sem querer pode tocar em alguma coisa Toxic (Britney Spears). A brincadeira poderia sair cara, e passado uns dias começar a sentir Fever (Elvis Presley). Seguir-se ia uma sensação de Harder to breathe (Maroon 5) e teria de correr a chamar o Doctor Doctor (Thompson Twins) que provavelmente lhe diria qualquer coisa como: You sound like you’re sick (The Ramones).

Ninguém quer ser um Sick boy (The Chainsmokers), por isso o melhor é ter cuidado, mantendo sempre pensamento positivo: I will survive (Gloria Gaynor). Isolation (John Lennon) é a palavra de ordem, bem como You can’t touch this (MC Hammer), por isso nada de vacilar. O Sacrifice (Elton John) pode ser grande, mas We can work it out (The Beatles)!

Quando pudermos finalmente sair de casa e voltar à nossa rotina, cantaremos Hallelujah (Leonard Cohen)… O coronavírus veio virar as nossas vidas do avesso e obrigou-nos a grandes adaptações, mas Don’t stop believin’ (Journey)! Não há dúvida de que nada será como dantes e que It’s the end of the world as we know it (REM). No entanto, apesar das mudanças, a vida retomará o seu curso e Everything will be allright (The Killers).