Livros infantis para ler só ou bem acompanhado

Viver aventuras e desventuras a partir de casa

Livros infantis para ler só ou bem acompanhado

O confinamento obrigatório já foi levantado, mas ficar em casa continua a ser a arma mais poderosa para combater este vírus. Assim, e de forma a aproveitar o tempo entre quatro paredes da melhor forma possível, sugerimos sete livros infantis e juvenis para ler em família ou de forma autónoma.

Ricardo Henriques (texto) e Nicolau (ilustração)

1.º Direito

Graça, a protagonista desta história – que, curiosamente, também se encontra fechada em casa -, sente-se entediada. De forma a passar o tempo, Graça observa os seus vizinhos da janela. Entre os vários moradores do prédio da frente, vive um músico que dá concertos para a vizinhança, um fotógrafo que, crê a Graça, é incompreendido, e alguns clientes do Café Dias. Mas há uma pessoa em particular que lhe interessa mais que as outras: o novo vizinho do 1º direito. Como ele passa horas sentado a uma secretária a escrever ou a olhar pela janela, como a Graça, ela tem quase a certeza de que ele é um assaltante a planear o seu próximo golpe. Será?! E, afinal, quem observa quem? 1.º Direito é uma história de suspense e mistério, contada com cores quentes, contornos policiais e alguma intriga internacional, e que promete prender os seus leitores aos sofá. Este novo livro do Pato Lógico, que conta com os textos de Ricardo Henriques e com as ilustrações de Nicolau (ilustrações), inspira-se ligeiramente no filme Janela Indiscreta, realizado por Alfred Hitchcock em 1954 e inclui uma homenagem ao director de arte Hal Pereira, habitual colaborador do realizador.

Pato Lógico

Rachel Bright

O Leão que temos cá dentro

Nem sempre é fácil ser-se pequeno, que o diga o Rato. Mas quando este parte numa viagem em busca do seu rugido, descobre que não é preciso ser-se grande nem valente para se encontrar a nossa voz. Esta é uma história de amizade, coragem e valentia que mostra que, até a mais pequenina das criaturas, pode ter um coração de leão.

Presença

José Maria Vieira Mendes e Madalena Matoso

Para que serve?

Este é um livro para os mais curiosos. E tudo porque ele adora fazer perguntas. Na verdade, ele gosta  muito mais de um mundo com perguntas do que de um mundo com respostas. Talvez goste de alguma confusão e seja também, talvez por isso, que faz tantas perguntas: porque as perguntas confundem o mundo. E todos sabem que, um mundo sem alguma confusão e mistério, é um mundo triste e aborrecido.

Planeta Tangerina

Alice Vieira

Trisavó de Pistola à Cinta e Outras Histórias

Este livro de Alice Vieira reúne dez histórias completamente diferentes umas das outras. Histórias de programas de televisão que prometem felicidade para sempre, de avós trazidos para a grande cidade e que morrem de saudades das árvore do quintal, deste nosso tempo de famílias complicadas, de heroínas familiares que, de repente, se descobre não terem sido assim tão heróicas quanto isso.

Caminho

Christian Robinson

Outro

Este livro transporta o leitor para uma Alice num país das maravilhas para mais pequenos. Um lugar só de crianças, de brincadeiras e de passeios fora de horas. Considerado o melhor livro infantil ilustrado de 2019 pelo New York Times e pela New York Public Library, Outro é um livro mágico e sem palavras, que retrata uma insólita e colorida viagem ao outro lado do espelho.

Orfeu Negro

Eric Carle

A pequena semente

Este livro relata a aventura de uma pequena semente até se transformar numa flor gigante. Apesar da sua delizadeza, a pequena semente consegue ultrapassar todos os perigos e ameaças até se tornar na flor imensa que todos querem admirar. De uma forma só simples na aparência, Eric Carle mostra às crianças o mundo que as rodeia, descrevendo, através de cores e frases poéticas, o ciclo natural de uma planta ao longo das estações do ano.

Kalandraka

Benji Davies

Ursito Tito

Esta é uma coleção de quatro livros destinada aos mais pequeninos e que promete muita animação e aventuras. Através de ilustrações apelativas e cheias de cor, Benji Davies estimula as crianças a procurar, contar, imitar e questionar, e os mecanismos interativos presentes nos livros são ideais para os pequenos dedos dos seus leitores. Os títulos disponíveis são: Um Dia na Quinta, Aventura Pirata, Ajudar no Zoo e Brincar no Parque .

Planeta