lisboa, CIDADE TRISTE E ALEGRE. arquitetura DE UM LIVRO

lisboa, CIDADE TRISTE E ALEGRE. arquitetura DE UM LIVRO

Artes › Exposições › Fotografia
13 abr a 16 set/19

Terça a domingo, das 10h às 18h (última entrada 17h30)

O Pavilhão Preto do Palácio Pimenta acolhe a exposição Lisboa, Cidade Triste e Alegre – Arquitetura de um Livro, que apresenta uma nova visão sobre o livro de fotografia criado nos anos 50 pela dupla de arquitetos Victor Palla (1922-2006) e Costa Martins (1922-1996). Considerado o mais importante photobook da história da fotografia portuguesa, tornou-se essencial dedicar-lhe uma exposição na cidade que o inspirou e que lhe deu o nome.

A mostra tem por base o espólio dos autores, mas não só. Todo o percurso da construção da obra, desde a sua fase inicial - na qual Costa Martins e Victor Palla fotografaram a cidade e os seus moradores durante três anos - até aos dias de hoje, também está representado na exposição. Dividida por núcleos, Arquitetura de um Livro exibe maquetas desenhadas, cálculos orçamentais e matrizes de imposição, por entre cinquenta fotografias (das cerca de seil mil) que Palla e Martins fizeram de Lisboa durante esse período. Estas imagens, vinte das quais inéditas, foram ampliadas e impressas a partir dos negativos originais do espólio dos artistas.

A exposição será acompanhada por um ciclo de conversas que contará com intervenções de Alexandre Pomar, André Príncipe, Mário Moura, Michel Toussaint, Luís Camanho, Pedro Mexia e Teresa Siza.

Local

Campo Grande, 245
1700-091 Lisboa

Formulário de procura

Continuam

O Prazer de Fazer, a Joia ao Alcance da Mão

Artes › Cursos / Encontros

Encontro dos Origamigos de Lisboa

Artes › Cursos / Encontros

Ateliers de Fotografia a céu-aberto

Ar livre
Artes › Cursos / Encontros