Doclisboa'13

Doclisboa'13

11.º Festival Internacional de Cinema

Cinema › Festivais
24 out a 3 nov/13
  • Movin Stills, Photography, Photographers and Documentary Film 
  • "La Chamade" de Alain Cavalier 
  • "La Spirale", de Jacqueline Meppiel, Armand Mattelart e Valérie Mayoux 

O cinema documental regressa em força com a 11.ª edição do Doclisboa. O festival continua a oferecer ao público um programa onde qualidade e pluralidade são palavras-chave. Dos filmes presentes destacam-se Sacro Gra de Gianfranco Rosi, vencedor, em setembro passado, do Leão de Ouro no Festival de Veneza e o documentário de Joaquim Pinto, E Agora? Lembra-me, premiado em Locarno com o Grande Prémio do Júri. O Doclisboa aposta também na internacionalização passando a integrar o Doc Alliance, uma parceria entre festivais de cinema documental europeus, que é também uma nova secção do festival. Através do Doc Alliance é possível apoiar realizadores e produtores oferecendo canais alternativos de distribuição. As competições portuguesa e internacional, Investigações, Riscos, Heart Beat, Cinema de Urgência, Verdes Anos e Passagens continuam a realizar-se, apresentando filmes sobre os tempos que vivemos, mas também obras que refletem outras realidades.

Em destaque:

Alain Cavalier

O realizador francês que trabalhou nos anos 70 com atores como Romy Schneider, Catherine Deneuve e Alain Delon, e que enveredou progressivamente por um género de cinema mais intimista e autobiográfico, deixando de lado os grandes meios de produção, é a figura escolhida para uma retrospetiva integral. Em parceria com a Cinemateca, o Doclisboa apresenta a complexa obra de Alain Cavalier onde questiona os meios e métodos de produção e a sua implicação na renovação das formas. Onde a estética do cinema ganha uma nova dimensão e força através das câmaras digitais de pequeno formato.
 
Moving Stills
 
A relação entre filme documental e fotografia é abordada nesta retrospetiva comissariada por Frederico Rossin. Muitos fotógrafos enveredaram pelo cinema documental em detrimento do comercial. Por outro lado a fotografia tem sido uma ferramenta fulcral para os realizadores. Moving Stills procura responder às muitas questões que envolvem fotógrafos, fotografia e cinema documental, dando a conhecer as diferenças e analogias entre as duas formas de arte. Filmes de Ingmar Bergman, Philip Hoffman, Barbara Meter, Sylvia Schedelbauer, entre outros, são apresentados nesta secção.
 
 
1973-2013. O Golpe militar no Chile: 40 anos depois
 
A secção Foco apresenta, este ano, o documentário como forma de resistência. A história política do Chile - o nascimento da revolução da Unidade Popular de Salvador Allende, o golpe de estado do general Augusto Pinochet, a ditadura - foi difícil e conturbada. Este período político deu origem a uma produção cinematográfica documental que procura combater o esquecimento, levando à reflexão e ao debate. La Spirale, realizado por Jacqueline Meppiel, Armand Mattelart e Valérie Mayoux é uma das obras exibidas. Realizado entre 1974 e 1975, teve a primeira projeção em 1976, em França. O Chile viu o filme, pela primeira vez, em 2006. 
 

Relacionado

Oficinas sobre os filmes - DocLisboa 2013

Crianças › Cinema/Fotografia
25 out a 1 nov/13
3º ciclo e ensino secundário (grupos escolares)
Edifício CGD, Rua Arco do Cego, 50 - Piso 1
1000-300 Lisboa

Formulário de procura

Continuam

Enquadramentos

Cinema › Cursos / Encontros
3º sáb do mês: 10h

Cursos de cinema e televisão

Cinema › Cursos / Encontros

PROCURAM-SE FILMES CASEIROS, DOMÉSTICOS, AMADORES E DE FAMÍLIA

Cinema › Cursos / Encontros