Conventos de Lisboa. Permanências e Metamorfoses

Conventos de Lisboa. Permanências e Metamorfoses

Artes › Exposições › Fotografia
25 jan a 26 abr/17

Esta exposição itinerante, enquadrada no âmbito do projeto LxConventos, prevê percorrer espaços de antigas casas religiosas de Lisboa. Reúne uma seleção de fotografias de alguns dos espaços conventuais visitados no âmbito do projeto e está organizada em áreas temáticas representativas das arquiteturas, vivências e ocupações.

Inicialmente exibida no antigo Mosteiro de Nossa Senhora da Nazaré de Lisboa (Convento das Bernardas, no espaço do Museu da Marioneta), entre janeiro e abril de 2017 poderá ser visitada junto à sacristia do antigo Colégio de Santo Antão-o-Novo, no atual Hospital de S. José.

Partindo da perspetiva do fotógrafo José Vicente, esta exposição pretende mostrar a singularidade, a qualidade arquitetónica, o peso histórico e as múltiplas vivências dos antigos conventos de Lisboa. Peças fundamentais da imagem e identidade da cidade, ainda que muitas vezes invisíveis ao olhar.

Deste modo procura-se dar a conhecer os antigos espaços conventuais da cidade, suscitar interesse por este vastíssimo património arquitetónico, muito do qual se encontra desocupado e em condições de degradação lamentável, assim como contribuir para a consciencialização da forma como tem sido ocupado e para a necessidade da sua preservação. O conhecimento e divulgação deste património contribuem para  sensibilizar a sociedade civil, proprietários e decisores públicos para a importância da sua proteção. Só assim é possível assegurar o legado desta prestigiosa herança patrimonial. Usada e vivida, como as arquiteturas devem ser.

Informações Úteis

Entrada livre.

No dia da inauguração da exposição, a 24 de janeiro, a programação é a seguinte:

  • 16h -  visita guiada por Raquel Henriques da Silva
  • 16h40 - Colóquio na antiga Aula da Esfera - Do Colégio de Santo Antão-o-Novo ao Hospital de São José. Moderação de Raquel Henriques da Silva
  • 16h45 - O colégio de Santo Antão-o-Novo no contexto das construções da Companhia de Jesus em Lisboa / José Manuel Garcia 
  • 17h15 - Os azulejos da Aula da Esfera / José Meco
  • 17h45 - Hospital Real de S. José: Casa de doentes e pobres de Lisboa e também um monumento da cidade / Célia Pilão
  • 18h15 - Debate e encerramento

Local

R. José António Serrano
Lisboa

Formulário de procura

Até 31 de maio

Continuam

Encontro do Grupo dos Origamigos de Lisboa

Artes › Cursos / Encontros
1º sábado do mês

Cursos Anuais

Artes › Cursos / Encontros
Out/16 a jul/17

VANGUARDAS E NEOVANGUARDAS NA ARTE PORTUGUESA SÉCULOS XX E XXI

Artes › Exposições › Coletivas
Até 17 jun/17